Uma maneira mais simples de aprender um novo idioma
Aprender uma nova língua pode dar preguiça quando a gente pensa que terá de
enfrentar com dedicação alguns anos em um curso de idiomas. Por esse motivo, é
crescente o número de métodos educacionais que ajudam as pessoas a conhecer boa
parte da linguagem de maneira informal, por meio de jogos. Nesta semana,
pesquisadores da Universidade de Nottingham (Inglaterra) apresentaram uma
técnica que, aparentemente, dá resultado.
Eles reuniram um grupo de falantes de inglês para ter contato com um idioma que, apesar da proximidade geográfica, era totalmente desconhecido para eles: o galês. Os psicólogos pretendiam verificar se era possível reter conhecimento sobre uma nova língua “sem intenção”, ou seja, aprender inconscientemente durante uma atividade.
O experimento foi divido em duas etapas. Na primeira, os voluntários viam uma série de palavras em galês no computador e deveriam indicar quando determinada letra era encontrada nas palavras mostradas. Ao mesmo tempo, ouviam cada palavra sendo pronunciada e olhavam uma foto mostrando o que significava.
Em seguida, eles foram orientados a tentar aprender, de fato, as traduções
corretas. A cada palavra em galês, eles deveriam indicar entre opções o que o
termo significava em inglês. Na hora, o computador já respondia se a resposta
estava correta ou não. Metade das palavras exibidas já havia sido mostrada na
primeira etapa do estudo.
Eles reuniram um grupo de falantes de inglês para ter contato com um idioma que, apesar da proximidade geográfica, era totalmente desconhecido para eles: o galês. Os psicólogos pretendiam verificar se era possível reter conhecimento sobre uma nova língua “sem intenção”, ou seja, aprender inconscientemente durante uma atividade.
O experimento foi divido em duas etapas. Na primeira, os voluntários viam uma série de palavras em galês no computador e deveriam indicar quando determinada letra era encontrada nas palavras mostradas. Ao mesmo tempo, ouviam cada palavra sendo pronunciada e olhavam uma foto mostrando o que significava.
Cruzando os resultados,
os cientistas perceberam que o índice maior de acertos foi com as palavras que
já haviam sido mostradas na primeira etapa. Isso mostra, segundo eles, que o
conhecimento foi agregado mesmo que os voluntários não tivessem a intenção
explícita de aprender. A simples exposição a um novo idioma, por brincadeira,
também é um ótimo instrumento lúdico. [Science Daily/Web India/PLOS One]
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