quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ESCOLHAS



Devemos viver de escolhas, não de chances, sermos motivados, não manipulados, sermos uteis, não usados, sobressairmos, não competirmos. Devemos escolher amor próprio, não auto piedade.
Escolha ouvir sus própria voz, não as opiniões dos outros.


A GRANDE TRAGÉDIA DESTA GERAÇÃO É O CORPO BONITO E A ALMA FEIA!



O MUNDO DÁ VOLTA, RELAXA!










terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O QUE É AMAR!

"Amar é conviver com a mesma pessoa a vida inteira, e ainda achar que o tempo foi curto demais."

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

BENÇÃO DIVINA, LIVROS E AMIGOS


É simples você viver bem, com benção divina, livros e amigos.
Não ha necessidades de cultivar neuras, medos, esperas..
Viva, assim!




quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CARTINHA PARA A MINHA QUERIDA PRESIDENTE

DILMA,

Estaremos juntos nos próximos 4 anos, você em Brasília na governança e eu aqui trabalhando.
Você batendo meta em arrecadação e batendo metas nas distribuições dos recursos para o Norte e Nordeste.
Povo usado, porém de grandes valores, sejam na nossa história, sejam na luta pela sobrevivência e que não estão felizes!
Não estão! Claro que não, pois os que compravam no ano passado hoje não compram mais, é!!  Lá também existe inflação.
Minha querida, você não sabe, também sei que não vais ler este arrazoado, nem me conheces!
Somos estranhos um ao outro, aliás, é estranho tudo, pois tais definindo tudo no meu país sem eu participar, é justo?
A democracia é relativa! Tens uma procuração outorgada por pouco mais de 1/3 dos eleitores ou pouquinho mais de 1/4 dos brasileiros, e decides por todos.
Não acho justo!
Nesta campanha que acompanhei pelos programas de TV e também pelos debates constatei que tens uma dificuldade de dialogar, justamente o que pregas agora.
Das inúmeras perguntas que foram dirigidas a ti, desde o primeiro turno feito por jornalistas, candidatos, jamais ouvi uma resposta.
Imaginei sempre que tinhas CERTEZA da vitória, custe o que custar!
Aqui em Blumenau, sou daqui, conheces? É onde estão derrubando árvores para a duplicação da BR 470, fica á uns 50 km da BR 101, que nos últimos 12 anos não foi concluída o trecho sul, é onde as indústrias, serviços, comercio, trabalhadores pagam impostos regularmente e não vêem o retorno, apostei que você ganharia a eleição.
Sim, ganhei uma garrafa de cerveja!
Pois não há como termos alternância de poder, salutar para consolidação da nossa democracia, não há possibilidade de os outros 3/4 da população ter outra luz, esperança. Pois como dizem, uns acham que são Deuses, outros tem a certeza! Vocês!
Não pensem assim, por favor!
Dividiste o país! Conseguisse o que muitos aqui do Sul sonham, em fazer o Sul um País, porém sou contra, pois quero ser de um país que possui a Amazonas, o Nordeste, o Norte,(....) mas que tenha um governo igualitário, um governo para todos!
O resultado das urnas mostra claramente que governas para uns, e os outros? Não tens compromisso, alias, sequer possuis pudor em relação aos não seus.
Lá és chamada de mãe, minha nossa, isso não é governo, isso não é institucional, isto sim, é populismo barato, populismo hipócrita à custa da outra parte do pais que você também devia governar.
Quando a proposta de diálogo que fizeste no domingo e na segunda, sério, imaginei que estavas contaminada pela mosca vermelha que causa momentos desconexos, é raro ser picada por esta mosca, porém são claro os sintomas, mudança de discurso para inglês ver.
Ontem escrevi o porquê desta proposta de diálogo http://victoriten.blogspot.com.br/2014/10/querer-dialogar-por-que.html?showComment=1414496132430#c2821555528058459041 como disse lá, é um show!
A sua demanda é aos que possuem fraquezas, sejam na educação, no acesso a informação, seja na saúde, até quando?
Uma sugestão: Leve a educação, agora, pois nestes 12 anos vocês não levaram e com a educação vai à informação, vai à saúde, pois a fome, como disseste inúmeras vezes, e eu acredito em você, não há mais.
Não pense em seres campeã do bolsa família, do pronatec, do programa minha vida minha casa, do mais médico, lute para seres campeã dos brasileiros, de nós, do norte ao sul, do leste ao oeste, seja a presidente do PAÍS, de TODOS os brasileiro e não de só 54.000.000 deles!
Estou assim, ó!! Roendo as unhas imaginando a divulgação da sua equipe econômica na 1ª quinzena de novembro e as medidas para ajustar o país.
E sabemos quem vai pagar a conta!
Outra vez!
Em breve mandarei outra cartinha para você!
Cuide-se!




.
.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

QUERER DIALOGAR, POR QUÊ?

QUERER DIALOGAR, POR QUÊ?


O que mais ouvimos nestes 2 dias após as eleições é a disposição da Presidente em dialogar, com todos! Hummm

Isto não é uma característica de quem se mostrou arrogante, dona de si, o sabe tudo, jamais admitindo que o país não esta bem.

Exemplos foram os incontáveis debates em que tocavam na inflação, recessão, aumento de serviços públicos, etc.

Em nenhum momento a presidenta admitiu que isso fosse ocorrer ou que estava ocorrendo no país.

E agora quer dialogar com todos, inclusive com a oposição, por quê?

É porque o país esta em crise e ela não quer ou não consegue resolver sozinha, daí a necessidade de dialogar, para no final dividir responsabilidades, ou tentar.

Estou com medo do que vem por ai, especialmente o PACOTE de medidas na primeira quinzena de novembro para conter a inflação e também retomarmos o crescimento.

Mais uma vez a nossa geração irá pagar o amadorismo na condução do Brasil.


terça-feira, 30 de setembro de 2014

QUANTO DE ÁGUA TEMOS NA TERRA?



A foto anexa mostra a relação de água e de ar que temos no nosso Planeta.
É difícil de imaginarmos esta situação, porém quando verificamos as profundezas dos oceanos que são em média de 4 km, e o raio do planeta que é de 6.000 km, concluímos que a água ocupa uma fina camada.







segunda-feira, 22 de setembro de 2014

E VOCÊ, JÁ SABE?



O destino une e separa as pessoas, mas nenhuma força é tão grande para fazer esquecer pessoas que por algum motivo um dia nos fizeram felizes". Chega um momento na vida em que você sabe; Quem é importante para você, Quem nunca foi, Quem não é mais, E quem o será sempre.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

AMOR INFINITO


INFINITO DE AMAR

(...) O amor é mais forte que
a saudade que não gosto de ter,
nos altos e baixos da vida e a
roda gigante do tempo não me
deixam te esquecer;
pirilampos acendem no
sorriso infinito de te amar;
paralelas se encontram na
força e bravura do mar,
nos ventos uivantes,
canções apaixonantes
te beijam ao passar,
nuvens rendeiras, altaneiras
enfeitam teu fogo a escalar
meu corpo sob o luar;
a felicidade com graça
faz a chuva dançar pra
juntar esse amor que
é meu, é teu, é já;
as espumas apaixonadas
nos laçam para amar.(Poetisa Lya).

terça-feira, 2 de setembro de 2014

sexta-feira, 11 de julho de 2014

BEBER CERVEJA FAZ BEM



A cervejinha do fim do dia pode carregar menos culpa. Estudos indicam que o consumo de 500ml de cerveja para homens e 250 ml para mulheres por dia pode ter efeitos positivos para a saúde. A Organização Mundial de Saúde também já se posicionou a respeito, apontando que há evidências convincentes sobre a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares com o consumo leve a moderado de bebidas alcoólicas, desde que associado a hábitos de vida saudáveis.

— É importante saber que esses estudos não fazem apologia ao alcolismo, mas investigam a possibilidade do consumo moderado da cerveja não ser prejudicial à saúde. Eles encontraram benefícios, mas não afirmam que a cerveja seja remédio — explica Nabil Ghorayeb, cardiologista e especializado em medicina do esporte.

A recomendação do especialista é espassar o consumo de cerveja e, após atingido o limite do álcool indicado, se comece a beber cerveja sem álcool. Segundo ele, algumas têm o sabor apurado e são uma ótima solução para quem quer socializar sem ter problemas para dirigir voltando pra casa.

Beber com moderação
O equilíbrio é a chave da saúde. As descobertas dos estudos sobre a cerveja tratam do consumo moderado e associado a hábitos saudáveis como prática de atividade física regular, abstenção do tabaco, dieta equilibrada, manutenção do peso corporal e redução de estresse. Neste contexto, veja os benefícios que a cervejinha pode oferecer para o corpo.

1) Minerais que fortalecem os ossos
O silício favorece a absorção de cálcio e outros minerais nos ossos. As cervejas com maior quantidade de cevada maltada e lúpulo são as que possuem mais silício.

2) Proteção do coração
A combinação entre os antioxidantes e o álcool contidos na cerveja podem ajudar na redução de 35% de chances de desenvolver doenças no coração. Sua ingestão moderada associada a hábitos saudáveis atinge resultados ainda melhores.

3) Proteção pós-infarto
Um estudo espanhol recente indicou que a proteção da saúde cardiovascular promovida pela cerveja favorece a reparação das fibroses em corações lesionados e uma melhora na recuperação do órgão de maneira geral.

4) Fonte de bom colesterol
Pesquisadores descobriram que o álcool contido na cerveja pode ajudar a aumentar o colesterol bom, que está associado a menos risco de doenças cardiovasculares.

5) Antioxidante
Segundo trabalho publicado na revista Circulation pela cardiologista Lina Badimont, os antioxidantes presentes na cerveja auxiliam na diminuição das enzimas inflamatórias do sangue.
O lúpulo é responsável pela cor e aroma da cerveja.
O lúpulo é responsável pela cor e aroma da cerveja. Foto: Mônica Imbuzeiro / O Globo
6) Não tem ingredientes químicos prejudiciais à saúde
Uma garrafa de cerveja é produzida a partir de elementos naturais como água, grãos de cevada maltados e lúpulo. Este último é o grande responsável pelo sabor e aroma da cerveja.

7) Ativa o funcionamento dos rins
A alta ingestão de líquidos é a principal responsável por reduzir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Por ser 90% formada de água, a cerveja é diurética e estimula o funcionamento do órgão. A estimativa é que cada garrafa consumida por dia reduza o risco em 40%.

8) Mais nutritiva que outras bebidas alcoólicas
Dentre as bebidas alcoólicas, a cerveja é a que possui mais compostos nutritivos, principalmente vitaminas do complexo B. Minerais como fósforo, selênio e magnésio e algumas fibras solúveis estão presentes em pequenas quantidades.

9) É menos calórica que suco de laranja
São 120 calorias no copo de cerveja contra 180 no copo de suco de laranja sem açúcar. É importante lembrar apenas que o suco ganha da cerveja em valores nutricionais.

10) Não dá barriga
Não existe relação direta da ingestão de bebida com o aumento da gordura corporal. É o que se come acompanhando a cerveja e a falta de hábitos saudáveis que influencia no sobrepeso.



quinta-feira, 10 de julho de 2014

O AMOR!

"O Amor..É difícil p os indecisos É assustador p os medrosos Avassalador p os apaixonados!.." Cecília Meireles

O que você é?

Eu sou apaixonado!

sexta-feira, 4 de julho de 2014

SENHAS QUE PODEM LHE AJUDAR


Publicado em 3.07.2014
senha
A história que vamos contar nesse artigo é uma muito bonita e inspiradora. Embora não seja o resultado de um estudo científico, Mauricio Estrella, que mora em Xangai, na China, fez um experimento consigo mesmo que foi um grande sucesso, e nos faz imaginar se não poderia funcionar com muitas outras pessoas.
Em 2011, depois de um divórcio recente, Mauricio andava bastante depressivo. Ao chegar no trabalho, recebeu a mensagem de que sua senha havia expirado.
Mauricio logo se irritou; no seu local de trabalho, o servidor está configurado para pedir a todos os funcionários para mudar suas senhas a cada 30 dias. Por questões de segurança, é preciso usar pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula, um símbolo e um número. A senha toda não pode ser inferior a 8 caracteres, e não é possível usar qualquer uma das senhas que você já tenha usado nos últimos 3 meses.
Em resumo, um saco. Ainda mais para uma pessoa que não está muito contente com a vida.
Mas, ao se ver ali, diante daquele cursor pulsante, esperando que ele digitasse uma senha que teria que reescrever várias vezes ao dia pelos próximos 30 dias, Mauricio se lembrou de um conselho que recebeu de seu chefe: use sua senha para mudar sua vida.
“Era óbvio que eu não conseguia me concentrar em fazer as coisas com o meu estilo de vida e humor atuais. Claro, havia indicadores sobre o que eu precisava fazer a fim de recuperar o controle da minha vida, mas muitas vezes nós não prestamos atenção a estas pistas”, conta Mauricio.
Sendo assim, ele decidiu que sua senha se tornaria seu “indicador” para mudar de vida. Ele resolveu usar uma que o lembrasse constantemente que ele não deveria se deixar ser uma vítima da sua recente separação. Mauricio passou a usar “Forgive@h3r” como senha. Em inglês, “forgive” significa “perdoar”, e “her”, “ela”.
Mauricio teve que escrever “perdoe ela” várias vezes ao dia cada vez que seu protetor de tela aparecia, com a foto dela, forçando-o a redigitar sua senha, todos os dias, durante um mês.
“Essa simples ação mudou a forma como eu pensava sobre minha ex-esposa. Esse lembrete constante de que eu deveria perdoá-la levou-me a aceitar a forma como as coisas aconteceram no fim do meu casamento, e a abraçar uma nova forma de lidar com a depressão que estava me afogando”, disse Mauricio.
Nos dias seguintes, seu humor melhorou drasticamente. Um mês mais tarde, o servidor pediu novamente que Mauricio renovasse sua senha. Tendo percebido que seu experimento foi um sucesso, ele pensou na próxima coisa que gostaria de alcançar em sua vida. Trocou sua senha por: “Quit@smoking4ever”, ou “parar de fumar para sempre”.
Deu certo?
“Esta senha foi dolorosa de digitar durante esse mês, mas me motivou a seguir a minha meta mensal”, afirma Mauricio, hoje ex-fumante.
30 dias depois, sua senha tornou-se “Save4trip@thailand” (“economizar para viagem para a Tailândia”), e três meses depois Mauricio estava sentado em uma praia paradisíaca.
“Este método tem funcionado para mim durante os últimos 2 anos, e eu compartilhei com alguns amigos próximos e parentes. Eu não acho que foi um grande avanço em hábitos diários, mas têm tido um grande impacto na minha vida”, explica.
E que impacto: com essa técnica de autossugestão, Mauricio conseguiu completar metas como adquirir um gato, dormir mais cedo, falar mais com sua mãe e até convidar uma garota para sair – que agora é sua nova noiva.
Embora não tenha havido uma pesquisa rigorosa sobre o assunto, a ciência de fato reconhece o poder da mente – sabemos, por exemplo, que pessoas com atitude positiva podem ter melhor saúde. O efeito placebo é outro exemplo de como o pensamento é poderoso.
Certamente não parece impossível que as pessoas possam se influenciar para alcançar um objetivo que desejam há tempos. Não custa tentar, não? Com a mentalidade e atitude certa, você pode de fato mudar sua vida. [Medium]

sexta-feira, 6 de junho de 2014

AMEI COMO UM VENTO

Amar o vento

Não corro mais contra o vento...
Hoje eu deixo me levar
de promessas de encontros aos pensamentos.
Por que amei tanto, o vento!
Se só me trouxe expectativas com poeiras e grudou nos meus olhos,
Lacrimejou, muitas lágrimas.
É tão vago a imaginação... não sei nada.
Quem ama não promete, cumpre!
Quem ama não foge, vem!
Quem ama não ausenta, surge!
Quem ama diz, fala sem medir as palavras, sem medo!
E agora?
Sinto-te na pela tocando-me como um vento
e te vais tão devagar me deixando ao relanto.
Vento que tanto amo!
Onde estavas, onde tais, onde estarás?
Que passas, que venha, porque te chamo!
Se não passas...
Sinto-me no abandono!

OrGeY4jN9rwfg7PLfzZkBsxvaTaA2fI6OKfZ07rQ

quarta-feira, 4 de junho de 2014

UMA ANDORINHA DE VERÃO!

Você ama? Então demonstre. Você quer? Então lute. Você perdeu? Então recomece. Você tem? Então cuide.

E deixe quem está com você livre para ir, se voltar é porque verdadeiramente você teve, se for é porque foi apenas uma andorinha de verão.

terça-feira, 6 de maio de 2014

SEM MEDO, SEM FUGA, SEM PUDOR!

Não é fugindo
Que você vai esquecer de mim
Não é escondendo
Que nosso amor vai chegar ao fim
Pode esconde-la, podes fugir
Para onde quiser
Que mesmo assim
Lembrará de mim
Aonde estiver
Foi o medo e a dúvida
Que sem compaixão
Quiseram ferir
E magoar seu coração
Amar não é crime
Fugir não redime
A sua paixão
Ouça o que eu lhe digo
Fique aqui comigo
E não fuja mais não
Quanto mais distante estiver
Mais vontade terás de me ver
Imaginarás o meus lábios beijando os teus
Em todos os lugares que estiveres

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DORES DE CABEÇA. É SINAL DE UM TUMOR CEREBRAL?


Publicado em 10.04.2011
Tornou-se uma situação corriqueira: Você tem uma dor de cabeça e depois de pesquisar no Google, descobre que pode ser um sintoma de tumor cerebral.
Se você correr para o pronto-socorro com a suspeita de que tem um tumor ou alguma outra coisa muito séria, as chances são grandes de você estar sendo paranóico. Às vezes, porém, não se trata de paranoia, mas sim da triste realidade.
Foi o que aconteceu com Debbie Tonich quando a cefaleia de seu filho John, diagnosticada inicialmente como desidratação ou gripe forte, era na verdade um tumor maligno no cérebro. Neste caso, a paranoia – conhecido também por “intuição de mãe” – valeu a pena. “Acho que salvei sua vida”, resume Debbie.
Um domingo de fevereiro, logo após uma competição de luta, John Tonich, 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio, começou a ter picos de dor de cabeça aguda.
“Eles duravam apenas dez segundos, mas eu precisava me sentar ou me apoiar em alguma coisa de tão forte que eram”, lembra John. “Eu tinha três ou quatro deles por dia.”
No início, seus pais pensaram que era apenas um efeito das várias quedas que ele havia sofrido mais cedo naquele dia durante as lutas. Dois dias depois, tendo em vista que a dor de cabeça não ia embora, eles levaram John para ver a médica da família em Parma Heights, Ohio. Ela diagnosticou desidratação, o que fazia sentido para a família uma vez que John estava bebendo menos líquido para poder se encaixar em uma categoria de luta mais leve. Ela coletou um pouco de sangue de John e lhe disse para beber Gatorade.
Mais dois dias se passaram e as dores de cabeça desapareceram, mas John estava se sentindo enjoado. Debbie levou-o novamente no médico e perguntou se não seria uma concussão (machucado na cabeça devido a um forte impacto). John questionou sobre aneurisma. Entretando, outra vez, a médica descartou problemas mais graves e lhes disse que era provavelmente alguma virose que ataca o estômago.
“Quando estávamos indo embora, ela nos entregou uma requisição para uma tomografia computadorizada e falou: ‘Só por precaução’”, conta Debbie.
“O pior tumor possível no pior lugar possível”
A requisição nunca precisou ser usada.
No dia seguinte à segunda visita à médica, John avisou sua mãe que se sentia tonto. Ela o apanhou e foram direto para a sala de emergência.
“O médico chegou e disse que John tinha o pior tipo possível de câncer no pior lugar possível, e que ele teria um ano para viver, no máximo dois”, lembra seu pai, Joe. “Chegamos pensando que ele tinha uma pequena contusão e saímos de lá com uma sentença de morte”.
John foi imediatamente transferido para um hostipal melhor equipado, a Clínica de Cleveland, onde se descobriu que a situação não era tão terrível quanto o médico do pronto-socorro pensava. Ele tinha um meduloblastoma, tumor diagnosticado em apenas mil pessoas em todo Estados Unidos a cada ano, de acordo com a Associação Americana de Tumor Cerebral.
Cerca de 50% a 60% das crianças com o mesmo tipo de meduloblastoma de John ainda estão vivas cinco anos após o diagnóstico. No caso de John, foi possível remover o tumor inteiro por meio de uma cirurgia. Agora ele faz tratamento com radioterapia e quimioterapia.
A família não culpa a médica por não descobrir o tumor no cérebro de John antes, já que dores de cabeça podem significar muitas coisas diferentes. Porém, Debbie alerta que quando você desconfia que há algo de errado, o melhor é persistir, mesmo que o primeiro diagnóstico que receber diga que não há problema algum. “Se algo não lhe parece bem, procure outras opiniões, outros exames. Não deixe para lá”, aconselha.
Naturalmente, a história de John é bastante incomum, já que a grande maioria das pessoas que têm dores de cabeça não possuem tumores cerebrais.
“Em mais de 99% das vezes, dor de cabeça não é câncer,” diz Gene Barnett, diretor do tumor cerebral Centro de Neuro-Oncologia e Tumor Cerebral da Clínica de Cleveland, Estados Unidos. “A maioria dos casos são apenas dor de cabeça de estresse, enxaqueca, sinusite ou algo mais benigno”.
Para cada 4 mil crianças que têm dores de cabeça, apenas uma tem tumor no cérebro, segundo o Santiago Medina, co-diretor do Departamento de Radiologia da Divisão de Neurorradiologia no Hospital Infantil de Miami.
Não há maneira simples de saber se a sua dor de cabeça é um tumor cerebral, mas os médicos têm algumas dicas de sinais indicativos. Antes de lê-los, porém, é preciso saber que de 50% a 60% de todas as pessoas com tumores cerebrais simplesmente não têm dores de cabeça, afirma Barnett.
Além disso, sua dor de cabeça pode se encaixar em todas as categorias a seguir e, ainda assim, é possível que você não tenha um tumor no cérebro. Por último, você pode não apresentar nenhum desses sinais, e mesmo assim ter câncer.
Sinal 1 – Estas cefaleias são uma novidade para você
Se você não costuma ter dores de cabeça, ou se esse é um tipo diferente de dor de cabeça do que você normalmente tem, é um sinal de alerta, diz Medina.
Sinal 2 – Suas dores de cabeça são acompanhadas de outros sintomas
Barnett conta que raramente vê um paciente com tumor cerebral cujo único sintoma é dor de cabeça. Na maioria das vezes, a pessoa também apresenta outros males como náusea, tontura ou vômitos. Às vezes os sinais são ainda mais óbvias como convulsões, dificuldade para falar, fraqueza nos membros ou problemas com a visão periférica.
Sinal 3 – Suas dores de cabeça começam logo quando você acorda
Normalmente, quando alguém tem um tumor no cérebro, as dores de cabeça começam pela manhã, muitas vezes acompanhada de náuseas e vômitos e melhoram no decorrer do dia, diz Barnett.
“Dores de cabeça que aparecem durante o dia e pioram à noite não são tipicamente associados a tumores cerebrais”, acrescenta. “Eles estão mais ligados ao estresse da vida diária”.
Sinal 4 – Suas dores de cabeça pioram ao longo do tempo
Se a sua cabeça pioram ao longo de um período de dias, semanas ou meses, trata-se de outro sinal de alerta, conta Barnett.
Sinal 5 – Algo parece estar errado
Se aquela sua voz interior – ou a voz de sua mãe, como foi o caso de John Tonich – diz que algo está seriamente errado, é melhor ouvi-la.
“Esses sinais são apenas orientações”, lembra Medina. “Há casos em que a mãe olha para o filho e simplesmente sente que não está tudo certo. Mesmo que a primeira opinião médica não concorde com a afirmação, meus anos de experiência me ensinaram que é melhor acreditar nesse ‘sexto-sentido maternal’”, finaliza.


[CNN]

quarta-feira, 16 de abril de 2014

SAUDADES...


Se queres compreender o que é saudade
Terás que antes de tudo conhecer
Sentir o que é querer e o que é ternura
E ter por bem um grande amor viver
Então compreenderás o que é saudade
Depois de ter vivido um grande amor
Saudade é solidão melancolia
É nostalgia, é recordar, viver
Saudade é solidão melancolia
É nostalgia, é recordar, viver
Almir Sate

quinta-feira, 20 de março de 2014

HOJE INICIA O INVERNO.


Hoje é o início do inverno e não do outono, veremos o porque.
Dia 20 de março a linha que separa o dia da noite fica perfeitamente vertical indo do polo Norte ao polo Sul, é o equinócio.
Amanhã teremos o dia menor do que a noite e assim sucessivamente até chegarmos ao ápice da noite mais longa lá no dia 20 ou 21 de junho e o dia mais curto -  temos o solstício -.
E após este dia teremos o início da primavera com o dia ficando cada vez maior e a noite cada vez menor, chegando ao ápice no dia 20, 21 de dezembro, quando há o início de encurtamento do dia e o aumento da noite.
Desta forma equivocadamente temos as estações climáticas atrasadas no Brasil e nas maiorias dos países.
Teremos outro equinócio, igual ao de hoje no dia 20 de setembro quando o dia e noite ficarão iguais.
Inciando o verão e chegando o ápice do dia mais longo com a noite mais curta no dia 21 de dezembro, quando inicia o outono.
Portanto hoje é o início do  Inverno e em junho quando o dia começa a ficar maior é o início da primavera.
 E viva o inverno!






terça-feira, 11 de março de 2014

HOMENS ALTOS SÃO MAIS INTELIGENTES!

Inicialmente informo a vocês caros reitores que tenho 1,91 de altura.
Estudo divulgado esta semana pela Universidade de Edimburgo comprovou que há uma ligação direita entre os genes relacionados à altura com os da inteligência
Segundo o artigo que foi publicado na Revista Behavior Genetics, foram estudadas mais de 6 mil pessoas.
De forma aleatórias foram estudadas para mensuras a inteligência. Forma realizados testes de tempo de reação mental, habilidade linguística, velocidade de processamento e capacidade de memória.
As mais baixas mostraram, em média, inteligência levemente inferior das mais altas.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MULHERES PREFEREM HOMENS ALTO!


140210114542-large
Segundo uma nova pesquisa da Universidade Rice e da Universidade do Norte do Texas (ambas nos EUA), a altura de um parceiro em potencial é mais importante para as mulheres do que para os homens, principalmente por conta de feminilidade e proteção (é, caros, é difícil ser mulher, com até a ciência perpetuando nossa fragilidade).
O estudo foi realizado em duas partes. A primeira utilizou dados de anúncios do Yahoo! de 455 homens (altura média de 1,73 m e idade média de 36 anos) e 470 mulheres (altura média de 1,62 m e idade média de 35 anos) procurando um parceiro nos EUA.
Os pesquisadores constataram que 13,5% dos homens queriam namorar apenas mulheres mais baixas, enquanto 48,9% das mulheres queriam apenas homens mais altos do que elas.
“A teoria da psicologia evolucionista argumenta que semelhança é a principal regra no acasalamento humano”, disse Michael Emerson, coautor do estudo. “No entanto, nossa pesquisa sugere que, para características físicas como a altura, a semelhança não é a regra dominante, especialmente para as mulheres”.
A segunda parte do estudo incluiu 54 homens (altura média de 1,75 m) e 131 mulheres (altura média de 1,62 m) recrutadas em uma universidade dos EUA. Os participantes responderam a perguntas de duração indeterminada em uma pesquisa online.
Os resultados foram semelhantes à primeira parte do estudo: 37% dos entrevistados do sexo masculino queriam namorar somente mulheres mais baixas, enquanto 55% das mulheres queriam apenas homens mais altos.
As principais razões citadas pelas mulheres por essa preferência foram questões de proteção e feminilidade.
“Como menina, eu gosto de me sentir delicada e segura ao mesmo tempo”, disse uma das participantes do estudo. “É estranho pensar em olhar para baixo nos olhos do meu namorado. Também tem a ver com a possibilidade de usar salto alto e ainda ser mais baixa. Eu também quero poder abraçá-lo com os braços chegando ao redor de seu pescoço”.
Os homens eram muito menos propensos a dizer que a altura importava. Os que preferiam mulheres mais baixas também não queriam que elas fossem tão baixas a ponto disso causar problemas com intimidade física.
“Eu gosto quando o corpo de uma parceira se encaixa no seu”, disse outro participante do estudo. “Isso também faz com que seja mais fácil para beijar, dar as mãos e fazer outras atividades”.
De acordo com George Yancey, professor de sociologia da Universidade do Norte do Texas e principal autor do estudo, as preferências de altura em homens e mulheres podem ser explicadas por expectativas sociais tradicionais e estereótipos de gênero.
Ele observou que é uma percepção generalizada de que altura é uma “vantagem” para os homens e um “problema” para as mulheres. O fato da altura do parceiro ser mais importante para elas suporta o sistema social do patriarcado, em que os homens são as figuras de autoridade primárias.
“A capacidade masculina de oferecer proteção física está claramente ligada ao estereótipo de gênero dos homens como protetores. E em uma sociedade que incentiva os homens a ser dominantes e as mulheres a serem submissas, a imagem de homens altos pairando sobre mulheres baixas reforça esse valor”, conclui. [ScienceDaily]

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FUMAR MACONHA DÁ FOME?

ku-xlarge
Em algumas regiões do Brasil, o termo “larica” se refere a qualquer lanche, a uma refeição, a uma boquinha. Já em outras, a palavra é carregada de um significado mais específico: a intensa vontade de comer que toma conta do usuário de maconha após consumir a planta.
A causa do aumento do apetite, conforme um estudo internacional publicado na revista Nature Neuroscience, não está ligada a nenhum componente secreto da maconha. A substância responsável pelo fenômeno é o principal ingrediente da erva, o tetraidrocanabinol (THC).
De acordo com os experimentos realizados em ratos, o THC aguça a percepção dos bulbos olfatórios. Isso coloca o organismo em um grau apurado de sensibilidade para o olfato e também o paladar. Cheiros e sabores ganham relevância no cérebro, o que estimula a vontade de comer.
Os camundongos submetidos à pesquisa foram divididos em dois grupos. Alguns receberam doses de THC, enquanto outros não. A todos, foram oferecidas porções de banana e óleo de amêndoas. Os cientistas puderam observar, então, que os ratos sob efeito do ingrediente da maconha gastavam mais tempo cheirando o alimento, e comiam mais do que o outro grupo.
O cérebro só reconhece a ação do THC se possuir o endocanabinoide, receptor da substância. Em seres humanos, o sistema endocanabinoide tem um papel importantíssimo, ajudando a controlar dor, emoções, sensibilidade e memória, além do apetite. É por esta razão que o uso da maconha causa tantas alterações peculiares.
Alguns dos ratos usados nos testes foram geneticamente modificados para não possuir os receptores endocanabinoides. No caso deles, o THC não produziu nenhum efeito. [Gizmodo / Nature / Motherboard]

COMO FICAR CALMO


ways-to-relax
A capacidade de gerenciar suas emoções e manter a calma sob pressão possui uma ligação direta com seu desempenho em atividades relacionadas com a vida profissional.
Afinal, de que vale montar uma apresentação genial sobre determinado assunto se, na hora de repassar as informações para outras pessoas, você não para de gaguejar e se atrapalha todo? O mesmo acontece antes mesmo de encontrar um emprego. Você pode ser o candidato mais capacitado para preencher a vaga, mas se não conseguir se manter calmo na entrevista a ponto de mostrar suas habilidades, você não alcançará seu objetivo.
A empresa especializada em gerenciamento de pessoas TalentSmart realizou uma pesquisa com mais de um milhão de pessoas e descobriu que 90% das que apresentaram melhores desempenhos são hábeis em controlar suas emoções em momentos de estresse e conseguem se manter calmas e no controle da situação.
O aspecto complicado sobre o estresse – e a ansiedade que vem com ele – é que é uma emoção absolutamente necessária. Os nossos cérebros estão conectados de tal forma que é difícil agirmos até que sintamos pelo menos algum nível deste estado emocional. Na realidade, os nossos picos de desempenho se dão justamente durante a ativação elevada que vem com níveis moderados de estresse. Enquanto o estresse não for prolongado, ele é inofensivo.
Uma nova pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revela esse lado positivo enquanto reforça quão importante é manter o estresse sob controle. O estudo, liderado pela pós-doutora Elizabeth Kirby, descobriu que o início do estresse estimula o cérebro a produzir novas células responsáveis pela melhora da memória.
No entanto, este efeito apenas acontece quando o estresse é intermitente, ou seja, não é contínuo. Em outras palavras, quando a situação de tensão se torna um estado prolongado, ela suprime a capacidade do cérebro de desenvolver novas células. “Eventos estressantes intermitentes são, provavelmente, o que mantêm nossos cérebros mais alertas, e você é capaz de desempenhar tarefas melhor quando você está alerta”, diz Kirby.
E o que podemos fazer para nos controlarmos melhor nestas situações?

10. Aprecie o que você tem

Tirar um tempinho para ser grato pelo que você tem não faz bem apenas para o seu lado espiritual, mas principalmente para sua própria saúde. Esta atitude melhora o seu humor porque reduz o cortisol, o hormônio do estresse, em 23%. Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, EUA, descobriu que as pessoas que costumam cultivar uma atitude de gratidão possuem bom humor, energia e bem-estar físico elevados. É provável que os níveis mais baixos de cortisol desempenhem um papel importante neste sentido.

9. Evite se perguntar “e se?”

Ah, as palavrinhas mágicas “e se?”… Pensamentos assim só jogam lenha na fogueira do estresse e da preocupação. Não temos controle de diversos aspectos de nossas vidas e quanto mais tempo você gasta se preocupando com as possibilidades, menos tempo você tem para se focar na tomada de medidas que irá acalmá-lo e manter seu estresse sob controle. Pessoas calmas sabem que se perguntar “e se?” não nos leva a lugar algum.

8. Mantenha-se otimista

Pensamentos positivos ajudam a tornar o estresse intermitente, concentrando a atenção do seu cérebro para algo que é completamente livre dessa emoção ruim. Qualquer pensamento positivo vale. Quando as coisas estão indo bem, isso é relativamente fácil; porém, quando nem tudo é um mar de rosas, pode ser um desafio. Nesses momentos, pense no seu dia e identifique uma coisa positiva que aconteceu, não importa quão pequena. Se não for capaz, reflita sobre o dia anterior, a última semana ou mesmo um evento emocionante que está por vir. Tenha algo de positivo para mudar a sua atenção quando seus pensamentos se tornam negativos demais.

7. Desligue-se

Quando você concorda em ficar disponível para o seu trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana, você se expõe a uma constante enxurrada de situações potencialmente estressantes. Obrigar-se a ficar off-line ou até mesmo – pasmem! – desligar seu telefone celular dá ao seu corpo a pausa de que necessita dessa fonte constante de estresse. Estudos têm mostrado que algo tão simples como deixar de verificar o e-mail por um tempo pode diminuir os níveis de estresse.

6. Limite sua ingestão de cafeína

Beber cafeína provoca liberação de adrenalina – a resposta do nosso organismo que nos obriga a levantar e lutar ou correr para as montanhas, quando somos confrontados com uma ameaça. Isso é ótimo quando um urso está te perseguindo, mas não tão bom quando você precisa responder um e-mail do seu chefe. Quando a cafeína começa a fazer efeito, as emoções passam a controlar seu comportamento. O estresse que a cafeína cria está longe de ser intermitente, além de a substância demorar para ser eliminada do organismo.

5. Durma

Quando você dorme, seu cérebro – assim como a bateria de seu celular – recarrega, passando pelas memórias do dia e armazenando-as ou descartando-as, para que você acorde alerta e lúcido. O seu autocontrole, sua atenção e sua memória ficam reduzidos quando você não dorme direto: a privação de sono aumenta os níveis de hormônio do estresse por conta própria, sem que você passe por situações estressantes. Uma boa noite de sono vai te dar o poder de manter as coisas sob controle.

4. Nunca diga “nunca”

Quanto mais você se deixa levar por pensamentos negativos, mais poder eles exercem sobre você. A maioria dos nossos pensamentos negativos são apenas isso: pensamentos, e não fatos. Pode apostar que suas ideias jamais são verdadeiras todo momento que você usa palavras como “nunca”, “pior”, “jamais”, etc. Identificar e rotular seus pensamentos como pensamentos, separando-os dos fatos, vai te ajudar a escapar do ciclo de negatividade e te abrir caminhos em direção a uma nova perspectiva positiva.

3. Reformule suas perspectivas

O estresse e a preocupação são alimentados por nossa própria percepção distorcida dos acontecimentos. É fácil pensar que prazos curtíssimos, chefes sem noção e trânsito engarrafado são as razões pelas quais estamos tão estressados o tempo todo. Mas, se você não pode controlar as circunstâncias, você pelo menos pode controlar como responde a elas. Se você está sempre repetindo frases genéricas como “está tudo errado” ou “nada vai dar certo”, você precisa reformular a situação. Uma ótima maneira de corrigir esse padrão de pensamento improdutivo é listar as coisas específicas que realmente não estão dando certo. Muito provavelmente você vai elencar apenas algumas coisas – em vez de absolutamente tudo – e, dessa forma, poderá enxergar que as situações estressantes são bem mais limitadas do que inicialmente pareciam.

2. Respire

Quando você está se sentindo estressado, tire um tempo para se concentrar na sua respiração. Feche a porta, deixe de lado todas as outras distrações e apenas sente em uma cadeira e respire. Concentre-se no ato de inspirar e expirar. Isso parece simples, mas é muito difícil manter essa concentração por mais de um ou dois minutos. Se você não conseguir ficar focado apenas na sua respiração, tente contar cada inspiração e expiração até chegar a 20, e, em seguida, começar de novo a partir do um. Essa tarefa pode parecer meio bobinha, mas você vai se surpreender com a calma que sentirá logo depois, e quão mais fácil ficará se desvencilhar de pensamentos que antes te incomodavam o tempo todo.

1. Confie nos outros

É tentador, porém ineficaz tentar lidar com tudo sozinho. Para ser calmo e produtivo, você precisa reconhecer suas fraquezas e pedir ajuda sempre que você realmente precisar. Na maioria das vezes, outras pessoas podem ver uma solução que você não consegue simplesmente porque elas não estão tão emocionalmente envolvidas na situação. Pedir por ajuda atenua o estresse e fortalece seus relacionamentos com aqueles em quem você confia. Eles terão prazer em poder te ajudar no que quer que seja. [Forbes]