terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EU ACREDITO NO PAPAI NOEL

Arruíne o Natal de seus filhos com o Papai Noel cientificamente correto

pa
A existência do Papai Noel é realmente possível?
Não, segundo a ciência.
Desculpe roubar sua alegria, mas o bom velhinho teria que viajar a 3.000 vezes a velocidade do som para alcançar todas as crianças do mundo. Além disso, o peso de todos os brinquedos que ele teria que levar (300.000 toneladas ou mais) criaria um meteoro, entre outras realidades sombrias.
velo2
Há cerca de 2 bilhões de crianças (pessoas com menos de 18 anos) no mundo. No entanto, o Papai Noel não lida com crianças muçulmanas, hindus, judias e budistas – não é que elas não foram boazinhas durante o ano, é que elas não acreditam nele, e crença, para o Papai Noel, é fundamental.
O bondoso morador do Polo Norte ainda precisa visitar 378 milhões de pessoas e, considerando uma média de 3,5 crianças por residência, são 91,8 milhões de lares para ele passar nas 31 horas do dia de Natal (31, e não 24, graças a diferentes fusos horários e à rotação da Terra).
Assumindo que cada uma dessas 91,8 milhões de paradas estão uniformemente distribuídas em volta da superfície da Terra (o que não é verdade, mas assim simplificamos os cálculos), estamos falando de cerca de 1,26 quilômetros por residência, totalizando uma viagem de 121,48 milhões de quilômetros. Isso significa que o trenó do Papai Noel precisa se deslocar a uma velocidade de 1.045 quilômetros por segundo, ou 3.000 vezes a velocidade do som. (Vale lembrar que uma rena normal consegue alcançar a velocidade máxima de 25 quilômetros por hora.)
velo
Supondo que cada criança não ganhe mais que um conjunto médio de Lego (900 gramas), o trenó tem que carregar cerca de 321.300 toneladas, não incluindo o próprio Papai Noel, invariavelmente descrito como obeso(o que parece cientificamente correto devido à atual epidemia da obesidade no mundo).
No solo, uma rena convencional pode puxar não mais que 135 quilos. Mesmo admitindo que existam renas voadoras e que elas possam puxar 10 vezes essa carga, não seria possível executar esse trabalho com apenas 8 ou 9 renas. Seriam necessárias 214.200 renas voadoras.
É claro que isso vai aumentar o peso do trenó todo, para 353.430 toneladas. Tantas toneladas viajando a 1.045 quilômetros por segundo cria uma enorme resistência do ar – isso queimaria as renas voadoras de forma similar às naves espaciais quando reentram na atmosfera da Terra. Elas se evaporariam em chamas quase que instantaneamente.
velo23
Enquanto isso, o Papai Noel seria submetido a uma força centrípeta 17.500,06 vezes maior que a gravidade. Um Papai Noel de 115 quilos seria esmagado na parte traseira de seu trenó por apenas 1.954.700 quilogramas-força.
Neste cenário preciso, o Papai Noel já estaria morto. Mas, mesmo que ele incrivelmente sobrevivesse a essas condições de viagem tenebrosas (Super Papai Noel?), se ele passasse na sua casa a tal velocidade, não haveria maneira de você continuar dormindo. Você ouviria o estrondo há 80 quilômetros de distância.
O que estamos dizendo é o que todos nós já sabemos: o Papai Noel deve contar com magia para fazer o que faz.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MEDO DE ALTURA

Você tem medo de altura? As pessoas das fotos abaixo com certeza não tem. Você teria coragem de ser o modelo dessas fotografias?

1. Esqui extremo

1
Se essa foto falasse, ela provavelmente diria: “isso vai acabar mal”. Infelizmente, não são poucas as notícias de atletas que se quebram feio durante a prática de esqui. Esperamos que não seja o caso do aventureiro da foto, esquiando em Grand Targhee, nos Estados Unidos.

2. A incrível Trolltunga

2
2-
Trolltunga é um belíssimo pedaço de rocha que se estende horizontalmente para fora de uma montanha em Odda, na Noruega. Algumas pessoas são corajosas o bastante para irem até a ponta dessa pedra.

3. Acampamento nas alturas

3
3-
Para esse grupo, escalar um penhasco não é suficientemente radical. Eles resolveram fazer uma pausa para descansar bem longe do chão. Espero que os cabos que estão prendendo as barracas sejam resistentes!

4. Cataratas Vitória

4
Steve Fisher, Dale Jardine, ambos da África do Sul e Sam Drevo, 33, dos EUA, resolveram remar até a borda da maior cachoeira do mundo, nas belas Cataratas Vitória, no Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe. A queda é de pouco mais de 106 metros.
O passeio inusitado tinha tudo para dar errado: um simples deslize poderia fazer com que despencassem para a morte, e, como se não fosse o suficiente, crocodilos os espreitavam a poucos metros. Por sorte, os três, que estão entre os melhores canoístas do mundo, sobreviveram após descer essa incrível queda d’água.

5. Escalando a roda gigante

5
As crianças poderiam achar que isso é um fantasma que assombra rodas gigantes. Mas calma, é só o Nik Wallenda, um acrobata norte-americano incrivelmente corajoso – ou seria maluco?

6. Subindo em árvores gigantes

6
Quem é que teve a ideia de subir nessa sequoia? Esses dois devem confiar muito neles mesmos. Afinal, um movimento errado do parceiro pode acabar com a vida dos dois.

7. Escalada no gelo

7-
7
Sabemos que gelo não é um material resistente. Mas as pessoas nessas fotos não parecem se importar muito com isso.

8. Caminhando pela borda

8
A mais nova atração turística de Toronto, no Canadá, é voltada para pessoas sem nenhum medo de altura. O “EdgeWalk” permite que corajosos andem pela borda da Torre CN, que tem apenas 1,5 metro. A vista é linda, mas haja coragem para andar a 356 metros do chão!

9. Força nos dedos

9
Esse agente de polícia de Nova Iorque, fotografado no fim dos anos 1920, estava se segurando a essa torre sem cordas ou redes de segurança, confiando apenas na sua própria força.

10. Maior toboágua do mundo

10
O maior toboágua do mundo fica no Brasil, no parque aquático Beach Park, em Fortaleza, no Ceará. Quem aí encararia essa descida de 41 metros de altura?

11. Eskil Rønningsbakken

11-
11
Esse mereceu um item só para ele. O artista extremo Eskil Rønningsbakken é famoso por fazer coisas terríveis que parecem bonita, como estas das fotografias.[Nature-Fact/The Huffington Post/Cruising Sweden]

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PATENTES

9 patentes assustadoras que lhe farão perder a fé na humanidade


Patentes celebram o espírito inovador da humanidade. Novas patentes são uma constante fonte de inspiração, exceto por aquelas que mais parecem atos diabólicos. Confira nove delas:

9. O sósia social

8
Sim, sabemos que é difícil para os populares da internet manter todos os seus diferentes canais de mídia social. E como ninguém é capaz de postar uma foto do seu sanduiche no Instagram como você, o Google resolveu patentear um software capaz de ser sua sósia perfeita.
Primeiro ele te olha. Em seguida, ele aprende. Por fim, ele se torna você (pelo menos nas redes sociais). É basicamente o enredo de “O Talentoso Ripley”, exceto que, em vez de remar em um barco no meio de um lago para matar você, ele praticamente só quer ser o primeiro no Facebook a lhe desejar um feliiiiiiz aniversááááriooo!!!1!1!
Pior: o sósia robótico não é só inquietante no aqui e agora, mas a longo alcance também. Após o concreto ser quebrado pelas árvores em crescimento, muito depois dos shoppings serem recuperados pelos corvos e esquilos, apenas um som permanecerá: os cliques de milhões de pequenos robôs cutucando uns aos outros no Facebook.

8. O amortecedor de ruído

9
Sabe o que é chato? Todo o ruído de fundo quando você está tentando falar ao telefone. Claro, você poderia apenas encontrar um local mais tranquilo para conversar, ou, então, usar uma tatuagem de garganta eletrônica de amortecimento de ruído, patenteada pela Google para a Motorola. Em resumo, uma coisa normal e elegante para ter em seu pescoço, como uma espécie de colar, exceto que é implantada em sua pele, e com a capacidade de roubar vozes.
E a Motorola ainda está muito à frente de nós. A tatuagem também tem uma segunda função: ela pode usar as respostas galvânicas da sua pele para dizer quando você está mentindo. Exatamente o que todo mundo deseja, só que não.

7. Abraço de longa distância

7
Para aqueles que possuem entes queridos espalhados pelo mundo, manter contato a longa distância nunca foi tão fácil. Conversar, ver e ouvir a pessoa pelo celular ou computador é tão simples quanto o toque de um botão. Ainda assim, a Microsoft quer que você saiba que palavras não são suficientes.
Às vezes, a única maneira de realmente mostrar que você se importa é com um abraço animatrônico enviado diretamente de um travesseiro teleligado a outro. Claro, essa invenção não serve só para abraços; a Microsoft também sugere que você torne seus colegas de trabalho e conhecidos desconfortáveis, com um aperto de mão de longa distância.

6. TV que te assiste

6
A Verizon patenteou uma tecnologia amiga do anunciante que combina uma série de sensores audiovisuais de modo que, enquanto você assiste TV, a TV também te assista, enviando-lhe “anúncios sob medida”.
E que comportamentos a Verizon observará? De acordo com a patente, pode ser qualquer coisa como “comer, fazer exercícios, rir, ler, dormir, conversar, cantar, cantarolar, limpar e tocar um instrumento musical”. E, no interesse da união do grupo, não é só você que ela vai observar, mas também os mais próximos e queridos à você. Os sensores devem notar “abraços, lutas, participações em um jogo ou evento esportivo”, dentre outros comportamentos coletivos. Quem não gostaria de uma TV espiã?

5. Monitoramento de funcionários

USA, New Jersey, Jersey City, Young woman working in office. Image shot 2011. Exact date unknown.
Algumas empresas usam bônus para motivar funcionários. Outras usam presentes e tempo de férias. O que elas não podem usar, no entanto, é um monitor de resposta sensorial ligado a web para medir a ascensão e queda de níveis de estresse – porque a Microsoft tem a patente deste.
Com o título um pouco ameaçador de “Monitoramento de Atividades de Grupo” (em tradução livre de “Monitoring Group Activities”), o sistema deve “detectar automaticamente a frustração ou o estresse do usuário por meio de sensores fisiológicos e ambientais e, em seguida, oferecer ou fornecer algum tipo de assistência em conformidade”. Os sensores podem monitorar a frequência cardíaca do usuário, a pressão arterial, temperatura corporal, resposta galvânica da pele, sinais cerebrais, taxa de respiração, movimentos e expressões faciais, etc. Claro, a patente também deixa espaço para, ao invés dos sensores, a própria pessoa expressamente solicitar assistência. O que ela deve fazer minutos após receber o sistema (pedir ajuda para tirá-lo).

4. Medidor de irritabilidade

4
Nada melhora um ambiente de trabalho mais do que um banco de dados gigante de todas as maneiras como você – sim, você pessoalmente – irrita seus colegas de trabalho.
Tal patente registrada pela Microsoft em 2010 propõe um sistema para analisar comunicações digitais – de videoconferências a e-mails – entre funcionários para observar comportamentos, gestos, formas de comunicação e até mesmo roupas previamente indicados como “incômodos”. Os dados coletados geram um valor numérico preciso que indica quão irritante seus colegas de trabalho realmente te acham.

3. Dispositivo de rastreamento ocular e emoção

3
Esta patente de rastreamento ocular do Google é destinada a anunciantes que querem saber (exatamente) quantos olhos veem seus anúncios e por quanto tempo. O que torna esta invenção especial, porém, é o que ela faz em seguida: observa a dilatação das suas pupilas para medir a sua resposta emocional a esses anúncios, e em seguida, armazena esse dado para uso futuro. O dispositivo deduz o estado emocional do usuário durante a exibição de anúncios e indica um possível estado emocional associado a um ou mais dos itens exibidos.
Ou seja, você pode até tentar dizer a seus amigos que aquele comercial no qual um urso polar divide uma Coca-Cola com outro urso polar não o emociona, mas o Google saberá a verdade.

2. Controle de audiência

2
Qual é o futuro da mídia? A ascensão do PC como TV? Ou corporações que monitoram o número preciso de pessoas assistindo a um programa, para que possam nos multar por exceder o acordo de licenciamento para número permitido de olhos encarando a telinha? Se for o último, a Microsoft tem patente.
“Sua TV lamenta informar que você tem muitos convidados para assistir a este filme” pode ser uma frase que você ouvirá em breve. A patente visa limitar quantos usuários podem assistir a algo, simultaneamente ou ao longo do tempo, bem como pode limitar as visualizações a idade do usuário ou qualquer variação ou combinação de dados, tudo ligado ao número de consumidores reais permitidos a visualizar o conteúdo.
Claro, antes, os consumidores poderão selecionar o conteúdo e a licença que desejam, para que não haja problemas. Eles terão que tolerar serem monitorados, no entanto, de modo que se o número de usuários licenciados for ultrapassado, medidas corretivas possam ser tomadas. Que medidas, pergunta você? Não seria tão surpreendente se a Microsoft patenteasse um aparelho televisivo capaz de lançar uma corrente elétrica para dar um choque (leve, é claro) nos usuários (somente os infratores) em breve também.

1. Controle de risada

1
Esta tecnologia de sensoriamento do riso foi patenteada pela Sony em 2011 para usar tanto em seu Playstation quanto em um controle remoto. O dispositivo não só sabe quando você está rindo, como também detém esses dados, para obter uma noção mais completa de como você se encaixa com os seus homólogos demográficos (ou seja, quão parecido você é com as pessoas que moram perto de você).
Neste caso, é a imagem que realmente vende o produto. Confira a concepção do artista acima, que foi incluída como parte da patente e, em seguida, pergunte a si mesmo: este não é o mais terrível de todos os futuros possíveis? [io9]

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MASTURBAÇÃO FAZ MAL (!?)

Masturbação faz mal para a saúde. Mito ou realidade?



semordendo450_8caa9c615369a096eab6349587a6fb9d
É só fazer uma rápida pesquisa na Internet pela palavra “masturbação” para que você encontre centenas, se não milhares, de gírias para designar o ato. Esta proliferação de gírias sugere que as pessoas querem falar sobre masturbação, contudo, se sentem desconfortáveis ​​em fazê-lo diretamente. A utilização de termos de comédia fornece uma maneira mais socialmente aceitável para se expressar.
Então, antes de falar mais sobre isso, vamos tentar normalizar um pouco. Masturbação, ou tocar nossos próprios órgãos genitais por prazer, é algo que os bebês fazem a partir do momento em que estão no útero. É uma parte natural e normal do desenvolvimento sexual saudável.
De acordo com uma amostra nacionalmente representativa dos Estados Unidos, 94% dos homens admitem se masturbar, assim como 85% das mulheres. Porém, as perspectivas sociais da masturbação ainda variam muito e há mesmo alguns estigmas em torno da prática dela.
Relacionados com este estigma estão os muitos mitos sobre masturbação, mitos tão ridículos que chega a ser incrível que alguém ainda acredite neles (como masturbação causa cegueira e loucura, masturbação pode fazer órgãos sexuais caírem, e masturbação causa infertilidade).
Mas a realidade é bem diferente. Na verdade, a masturbação tem muitos benefícios à saúde. Para as mulheres, a masturbação pode ajudar a prevenir infecções cervicais e infecções do trato urinário por meio do efeito “tenda” ou “balão”, como é conhecida a abertura do colo do útero que ocorre como parte do processo de excitação. O efeito tenda estende do colo e, portanto, o muco cervical. Isso permite a circulação de fluídos, permitindo que fluídos cervicais cheio de bactérias sejam eliminados.
A masturbação ainda pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 (embora esta associação também possa ser explicada por uma saúde melhor, em geral), e a insônia através da liberação hormonal e de tensão, e aumentar a força do pavimento pélvico através das contrações que ocorrem durante o orgasmo.
Para os homens, a masturbação ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata, provavelmente dando à próstata a chance de expulsar agentes causadores de câncer em potencial.
Pornografia faz mal para você?
Ela ainda melhora o funcionamento do sistema imunológico, aumentando os níveis de cortisol, que, em pequenas doses, pode regular o funcionamento deste sistema. Também reduz a depressão ao aumentar a quantidade de endorfinas na corrente sanguínea.
Além disso, a masturbação pode impedir indiretamente a infertilidade por proteger as pessoas de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que podem levar à infertilidade – afinal, você não pode dar a si mesmo uma destas infecções.
Um benefício final para masturbação: é o método mais conveniente para maximizar orgasmos. E há uma abundância de benefícios adicionais com orgasmos, em geral, incluindo a redução do estresse, redução da pressão sanguínea, aumento da autoestima e redução da dor.
Do ponto de vista da saúde sexual, a masturbação é um dos comportamentos mais seguros. Não há risco de gravidez ou proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, não há nenhum risco de decepcionar um parceiro ou a ansiedade sobre o seu desempenho, e não há nenhuma bagagem emocional.
E, apenas a um braço de distância, a masturbação pode ser mútua. Masturbação mútua (quando os dois parceiros que estão se dando prazer na companhia um do outro) é uma ótima (e segura) atividade para incorporar nas relações sexuais acompanhadas.
Pode ser especialmente boa para começar a aprender mais sobre o que seu parceiro gosta e demonstrar ao seu parceiro o que você gosta. A comunicação aberta com um parceiro vai melhorar a sua vida sexual e relacionamento, mas também é importante para moldar as habilidades de comunicação para as gerações mais jovens.
Falar sobre masturbação também tem benefícios. Promover visualizações positivas do sexo em nossas próprias casas e na sociedade, incluindo a respeito da masturbação, nos permite ensinar aos jovens comportamentos e atitudes saudáveis ​​sem o estigma e a vergonha. Os pais e encarregados de educação que se sentem constrangidos ou precisam de orientação extra para fazer isso devem procurar fontes de informação sexo-positivas, como as de universidades respeitadas. [Medical Xpress]

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

BURACOS DAS MINHOCAS CONECTADOS PELA ENERGIA QUANTICA

Emaranhamento quântico pode conectar buracos de minhoca

wormhole-space-time
Duas equipes de pesquisadores, trabalhando independentemente, publicaram recentemente trabalhos sugerindo que os fenômenos do “buraco de minhoca” e “emaranhamento quântico” estão de alguma forma relacionados, ou são duas faces da mesma moeda – uma moeda que envolve também buracos negros.
Buracos de minhoca fazem parte das previsões da Teoria da Relatividade de Albert Einstein; eles são como atalhos que conectariam quaisquer buracos negros no universo.
O emaranhamento quântico é um efeito esquisito da mecânica quântica, em que as propriedades de duas partículas, como o spin, são conectadas; quando mudamos a propriedade de uma partícula, a outra também muda em resposta, instantaneamente, independentemente da distância em que elas se encontram.

Buracos de minhoca como emaranhamento de buracos negros

A nova hipótese levantada pelos físicos teóricos Juan Martín Maldacena do Instituto de Estudos Avançados de Princeton e Leonard Susskind da Universidade de Stanford (ambos nos EUA) é a de que os buracos de minhoca resultam do emaranhamento de buracos negros.
Para eles, o emaranhamento quântico acontece através de buracos de minhoca. Se esta conexão entre o emaranhamento quântico e os buracos de minhoca for verdadeira, ela pode ser a chave para unir a mecânica quântica com a relatividade geral.
Um par de buracos negros emaranhados poderia ser gerado de várias formas, como, por exemplo, quando um par de buracos negros é feito simultaneamente, ou então quando a radiação emitida por um buraco negro é capturada e colapsada em outro buraco negro.
Mas não seria possível viajar neste buraco de minhoca, nem mesmo trocar informações. No entanto, duas pessoas poderiam entrar em contato se cada uma saltasse em um dos buracos negros: o interior seria o mesmo mundo.

Emaranhamento como buracos de minhoca

O trabalho do outro grupo, de Kristan Jensen da Universidade Stony Brook de Nova Iorque, e Andreas Karch da Universidade de Washington em Seatle (ambas nos EUA) investiga como partículas emaranhadas se comportam em uma teoria de supersimetria.
Segundo eles, partículas emaranhadas em um universo de quatro dimensões como o nosso (três dimensões espaciais, a quarta é o tempo) se comportam exatamente como um buraco de minhoca em um universo com uma quinta dimensão extra.
Mas ainda há muita pesquisa a ser feita. O emaranhamento quântico já foi registrado em laboratório, mas até agora não se conseguiu observar um buraco de minhoca na natureza ou construir um em laboratório.
Se estas ideias se confirmarem, é possível que se consiga unificar a mecânica quântica com a teoria da relatividade, aumentando nossa compreensão de ambas. [LiveScience,Physorg.com]

MEDO DE FICAREM SOLTEIRAS FAZ COM QUE SE ACOMODEM EM RELACIONAMENTOS INFELIZES OU DE CONVENIÊNCIA


Man_Kissing_A_Sad_Woman
Um novo estudo da Universidade de Toronto (Canadá) descobriu que o medo de ficar solteiro é um fator decisivo para que pessoas se contentem com menos do que gostariam em relações entre homens e mulheres. Os resultados foram publicados na edição de dezembro do “Journal of Personality and Social Psychology”.
“Aqueles com os medos mais fortes de ficarem solteiros estão disposto a se contentar com pouco em seus relacionamentos”, afirma a principal autora do estudo, Stephanie Spielmann, pós-doutoranda do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto. “Às vezes eles ficam em relacionamentos que não os fazem felizes, e às vezes querem namorar pessoas que não são muito boas para eles”. A cientista ainda acrescenta: “Agora entendemos que a ansiedade das pessoas a respeito de serem solteiras parece desempenhar um papel fundamental neste tipo de comportamento não saudável”.
Os pesquisadores avaliaram várias amostras de adultos norte-americanos, compostas por alunos de graduação da Universidade de Toronto e membros da comunidade do Canadá e dos EUA. As amostras incluíram uma ampla gama de idades.
“Em nossos resultados, vemos homens e mulheres que têm preocupações semelhantes sobre estarem sozinhos, que levam a comportamentos de enfrentamento semelhantes, contrariando a ideia de que apenas as mulheres lutam com um medo de ficarem solteiras”, explica o coautor Geoff MacDonald, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto. “A solidão é uma experiência dolorosa, tanto para homens quanto para mulheres, por isso não é de estranhar que o medo de ficar solteiro pareça não ter discriminações com base no gênero”. [Medical Xpress]

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MULHERES

Encontradas surpreendentes diferenças entre a conectividade dos cérebros masculino e feminino


conexos neurais cerebro
Um novo estudo da Universidade da Pensilvânia (EUA) descobriu diferenças marcantes na conectividade neural de homens e mulheres, que podem explicar algumas crenças sobre as diferenças comportamentais entre os gêneros.
O estudo, liderado por Ragini Verma, em conjunto com Ruben C. Gur e Raquel E. Gur, concluiu que os cérebros masculinos têm mais conexões dentro dos hemisférios, enquanto que os cérebros femininos são mais bem conectados entre os hemisférios. Isso sugere que o cérebro dos homens é mais bem estruturado para facilitar a conectividade entre a percepção e a ação coordenada, e o das mulheres facilita a comunicação entre seu lado analítico e sua intuição.
“Esses mapas nos mostram uma gritante diferença e complementaridade na arquitetura do cérebro humano, que ajuda a fornecer uma base neural potencial de por que os homens se destacam em determinadas tarefas, e as mulheres em outras”, disse Verma.
As imagens acima são de cérebros masculinos, e as abaixo femininos
As imagens acima são de cérebros masculinos, e as abaixo femininos

A pesquisa

Verma e seus colegas analisaram a conectividade cerebral em 949 indivíduos (521 mulheres e 428 homens) com idade entre 8 a 22 anos usando tensor de difusão (DTI). DTI é uma técnica de imagem à base de água que pode rastrear e destacar as vias que conectam as diferentes regiões do cérebro, criando uma espécie de “mapa” de todo o órgão.
Os pesquisadores descobriram que as mulheres exibem uma maior conectividade na região supratentorial do cérebro, que contém o córtex, a maior parte do órgão, entre os hemisférios esquerdo e direito. Os homens, por outro lado, exibem maior conectividade dentro de cada um dos hemisférios.
O oposto prevaleceu no cerebelo, a parte do cérebro que desempenha um papel importante no controle motor. Homens exibiam uma maior conectividade inter-hemisférica, e mulheres uma maior conectividade intra-hemisférica.
Isso pode explicar certas tendências de comportamento femininos e masculinos. Por exemplo, em média, os homens são mais propensos a aprender e executar melhor uma única tarefa, como andar de bicicleta ou navegar direções, enquanto as mulheres têm memória superior e mais habilidades de cognição social, tornando-as mais bem equipadas para realizar multitarefas e criar soluções para trabalho em grupo.
Em outras palavras, as conexões masculinas provavelmente dão aos homens um sistema eficiente de ação coordenada, já que o cerebelo e a parte frontal do cérebro trabalham juntos, ligando percepção e ação, e as conexões femininas provavelmente facilitam a integração dos processamentos sequenciais e de análise do seu hemisfério esquerdo com os processamentos espaciais, intuitivos e de informações do lado direito.
No entanto, é importante ressaltar que os resultados não se aplicam a homens e mulheres individuais, e sim a uma média geral da população. “Cada indivíduo pode ter parte de homens e mulheres em si”, explicou Verma, referindo-se aos padrões de conectividade observados.

Idade faz diferença

Os cientistas observaram apenas algumas diferenças de gênero na conectividade em crianças menores de 13 anos. As diferenças foram mais acentuadas em adolescentes de 14 a 17 anos e em jovens adultos com mais de 17 anos. Estas diferenças ficaram menor com a idade, com as mulheres mais velhas mostrando conexões mais amplamente distribuídas por todo o cérebro, e não apenas no lobo frontal.
Os resultados são consistentes com um estudo de comportamento realizado ao mesmo tempo, que demonstrou diferenças entre os sexos. As mulheres superaram os homens em testes de atenção, palavras, memória e cognição social. Eles tiveram melhor desempenho em velocidade de processamento espacial e sensório-motor. Essas diferenças foram mais pronunciadas na faixa dos 12 a 14 anos de idade.
“É bastante impressionante quão complementares os cérebros de homens e mulheres são”, disse o Dr. Ruben Gur. “Mapas detalhados do cérebro não só nos ajudarão a entender melhor as diferenças entre como homens e mulheres pensam, mas também nos darão mais detalhes sobre as raízes das doenças neurológicas, que são muitas vezes relacionadas ao sexo [por exemplo, autismo é mais predominante em homens]“.
Os próximos passos da pesquisa são quantificar como as conexões neurais de um indivíduo são diferentes das da população; identificar quais conexões neurais são específicas e comuns em cada um dos sexos, e ver se os resultados de ressonâncias magnéticas funcionais se alinham com os encontrados no estudo.
Vale ainda notar que, quando se trata de conexões cerebrais, essas ligações podem mudar ao longo da vida, em resposta à experiência e aprendizagem. Métodos científicos podem ser úteis para identificar as diferenças entre os grupos, mas muitas vezes é difícil de interpretar essas diferenças em termos biológicos. [MedicalXpressLiveScienceio9]

terça-feira, 19 de novembro de 2013

COMER QUEIJO CAUSA PESADELOS?

Comer queijo à noite pode causar pesadelos?

 




Existe um mito (mais popular em outros países do que no Brasil, vale dizer) segundo o qual comer queijo pouco antes de dormir pode causar pesadelos, e, embora pareça piada, essa curiosa idéia motivou em 2005 um estudo relativamente grande, conduzido pelo British Cheese Board (um grupo da indústria de queijos da Inglaterra).

Eles recrutaram 200 participantes, pediram que comessem queijo meia hora antes de dormir e anotassem os sonhos no dia seguinte. No fim das contas, nenhum deles teve pesadelos naquela noite, e alguns (68) sequer se lembraram dos seus sonhos. Já os demais entregaram relatos engraçados, que envolviam gatos guerreiros e crocodilos vegetarianos.


Contudo, esse estudo tinha um ponto fraco: não havia grupo de controle (que não comeria queijo antes de dormir) para descobrirem se o queijo afetou os sonhos dos outros participantes ou se foi apenas coincidência.

Seja como for, alguns “teóricos da conspiração” não se deixaram convencer, e olharam com suspeita o fato de esse estudo ter sido feito por uma indústria de queijos. Diante disso, criaram teorias a respeito de substâncias presentes em certos tipos de queijos (especialmente os que têm fungos em sua composição) que poderiam interferir no cérebro das pessoas (como triptamina) na hora do sono.

Na falta de evidências científicas, pode comer queijo quente, requeijão e misto quente à noite sem medo – se tiver pesadelos, a culpa provavelmente não é do pobre alimento. [LiveScience, Mind Read]


COMO EVITAR O CHEIRO DA URINA

A ciência de urinar evitando os respingos

Qualquer pessoa que tenha ensinado (ou pelo menos tentado ensinar) um homem a usar o banheiro, ou então morado com um homem sabe: os respingos de xixi na privada são um mal (quase) sem solução. Na verdade, eram.

Por mais que não pareça o tipo de assunto que mereça um estudo científico aprofundado, cientistas descobriram que, além de melhorar a pontaria, existem alguns pontos – discutidos cientificamente – que podem ajudar a manter a área ao redor do vaso sanitário livre dos indesejados pingos de urina.

A Brigham Young University, localizada em Utah, nos Estados Unidos, possui um laboratório exclusivamente planejado para estudar o caso que atinge 100% dos homens e praticamente a totalidade dos lares ao redor do mundo. No Splash Lab (“Laboratório do Respingo”), os pesquisadores estão tentando justamente descobrir como evitar o incômodo fenômeno dos respingos de xixi. O primeiro passo foi dado pelo cientista de dinâmica de fluidos, Randy Hurd, e seu assessor de pós-graduação, Tadd Truscott, que criaram um modelo da uretra masculina em uma impressora 3D.

A uretra artificial foi ligada a um recipiente pressurizado por meio de um tubo. A equipe, então, liberou um fluxo constante de água tingida de amarelo a uma taxa de fluxo de urina equivalente ao de um homem de meia-idade: cerca de 21 mililitros por segundo.
Os pesquisadores utilizaram câmeras de vídeo de alta velocidade para gravar o fluxo de “urina” enquanto o líquido atingia uma superfície sólida (um material que imitava a porcelana usada em mictórios e vasos sanitários) e uma superfície que representava a água parada da privada. Os pesquisadores posicionaram um pedaço de papel branco embaixo dessas superfícies para acompanhar o comportamento das gotas de respingo.

 

Antes de chegar às paredes da superfície que fez as vezes de vaso sanitário, o fluxo de urina dividiu-se em gotículas individuais. “As gotas entram em contato com a superfície com um impacto, se achatam, e partes delas são impelidas para trás, fazendo com que o jato se divida em gotas menores”, teoriza Hurd.

Os resultados revelaram que o tamanho do pênis e a velocidade do jato de xixi não são fundamentais para determinar o respingo da urina. Na realidade, a única variável nesta equação é o ângulo de entrada do líquido: quanto menor, melhor.

No experimento em que os cientistas simularam a interação entre a urina e um mictório, a maior taxa de respingo aconteceu quando o fluxo de urina veio em um ângulo perpendicular à parede do mictório, perto de 45 graus. Um ângulo de impacto ligeiramente menor resultou em menos respingos e, consequentemente, instalações sanitárias mais limpas.

“Na maioria das vezes, mirar as paredes laterais é a melhor abordagem. Se você puder reduzir o ângulo de entrada do jato e ficar mais perto do mictório, esse é o ideal. Se você só conseguir seguir uma das dicas acima, fique mais perto. Se isso não for possível, reduza o ângulo de impacto do xixi”, aconselha Hurd.

Os vasos sanitários são uma outra história – que envolve sentar-se. Quando um homem fica de pé para se aliviar, sua urina precisa viajar cinco vezes mais até a superfície da água ou da porcelana do que se ele estivesse sentado. Essa distância de viagem significa bastante tempo para o fluxo dividir-se em gotículas separadas.

“Quando se está em pé, é fisicamente impossível evitar que uma parte dessas gotículas se desprendam do fluxo principal e atinjam a borda do vaso sanitário – ou demais metas desejadas. Sentar ao urinar geralmente não é visto com bons olhos na comunidade masculina, mas, cientificamente falando, os homens devem admitir que sentar ao fazer xixi é a opção mais higiênica e mais lógica”.
Os resultados do estudo sobre o respingo do xixi ainda serão apresentados à comunidade científica no dia 24 de novembro, em reunião da American Physical Society Division of Fluid Dynamics (Divisão de Dinâmica de Fluidos da Sociedade Americana de Física) em Pittsburgh, Estados Unidos. [Live Science]