9. O sósia social
Sim, sabemos que é difícil para os populares da internet manter todos os seus diferentes canais de mídia social. E como ninguém é capaz de postar uma foto do seu sanduiche no Instagram como você, o Google resolveu patentear um software capaz de ser sua sósia perfeita.
Primeiro ele te olha. Em seguida, ele aprende. Por fim, ele se torna você (pelo menos nas redes sociais). É basicamente o enredo de “O Talentoso Ripley”, exceto que, em vez de remar em um barco no meio de um lago para matar você, ele praticamente só quer ser o primeiro no Facebook a lhe desejar um feliiiiiiz aniversááááriooo!!!1!1!
Pior: o sósia robótico não é só inquietante no aqui e agora, mas a longo alcance também. Após o concreto ser quebrado pelas árvores em crescimento, muito depois dos shoppings serem recuperados pelos corvos e esquilos, apenas um som permanecerá: os cliques de milhões de pequenos robôs cutucando uns aos outros no Facebook.
8. O amortecedor de ruído
Sabe o que é chato? Todo o ruído de fundo quando você está tentando falar ao telefone. Claro, você poderia apenas encontrar um local mais tranquilo para conversar, ou, então, usar uma tatuagem de garganta eletrônica de amortecimento de ruído, patenteada pela Google para a Motorola. Em resumo, uma coisa normal e elegante para ter em seu pescoço, como uma espécie de colar, exceto que é implantada em sua pele, e com a capacidade de roubar vozes.
E a Motorola ainda está muito à frente de nós. A tatuagem também tem uma segunda função: ela pode usar as respostas galvânicas da sua pele para dizer quando você está mentindo. Exatamente o que todo mundo deseja, só que não.
7. Abraço de longa distância
Para aqueles que possuem entes queridos espalhados pelo mundo, manter contato a longa distância nunca foi tão fácil. Conversar, ver e ouvir a pessoa pelo celular ou computador é tão simples quanto o toque de um botão. Ainda assim, a Microsoft quer que você saiba que palavras não são suficientes.
Às vezes, a única maneira de realmente mostrar que você se importa é com um abraço animatrônico enviado diretamente de um travesseiro teleligado a outro. Claro, essa invenção não serve só para abraços; a Microsoft também sugere que você torne seus colegas de trabalho e conhecidos desconfortáveis, com um aperto de mão de longa distância.
6. TV que te assiste
A Verizon patenteou uma tecnologia amiga do anunciante que combina uma série de sensores audiovisuais de modo que, enquanto você assiste TV, a TV também te assista, enviando-lhe “anúncios sob medida”.
E que comportamentos a Verizon observará? De acordo com a patente, pode ser qualquer coisa como “comer, fazer exercícios, rir, ler, dormir, conversar, cantar, cantarolar, limpar e tocar um instrumento musical”. E, no interesse da união do grupo, não é só você que ela vai observar, mas também os mais próximos e queridos à você. Os sensores devem notar “abraços, lutas, participações em um jogo ou evento esportivo”, dentre outros comportamentos coletivos. Quem não gostaria de uma TV espiã?
5. Monitoramento de funcionários
Algumas empresas usam bônus para motivar funcionários. Outras usam presentes e tempo de férias. O que elas não podem usar, no entanto, é um monitor de resposta sensorial ligado a web para medir a ascensão e queda de níveis de estresse – porque a Microsoft tem a patente deste.
Com o título um pouco ameaçador de “Monitoramento de Atividades de Grupo” (em tradução livre de “Monitoring Group Activities”), o sistema deve “detectar automaticamente a frustração ou o estresse do usuário por meio de sensores fisiológicos e ambientais e, em seguida, oferecer ou fornecer algum tipo de assistência em conformidade”. Os sensores podem monitorar a frequência cardíaca do usuário, a pressão arterial, temperatura corporal, resposta galvânica da pele, sinais cerebrais, taxa de respiração, movimentos e expressões faciais, etc. Claro, a patente também deixa espaço para, ao invés dos sensores, a própria pessoa expressamente solicitar assistência. O que ela deve fazer minutos após receber o sistema (pedir ajuda para tirá-lo).
4. Medidor de irritabilidade
Nada melhora um ambiente de trabalho mais do que um banco de dados gigante de todas as maneiras como você – sim, você pessoalmente – irrita seus colegas de trabalho.
Tal patente registrada pela Microsoft em 2010 propõe um sistema para analisar comunicações digitais – de videoconferências a e-mails – entre funcionários para observar comportamentos, gestos, formas de comunicação e até mesmo roupas previamente indicados como “incômodos”. Os dados coletados geram um valor numérico preciso que indica quão irritante seus colegas de trabalho realmente te acham.
3. Dispositivo de rastreamento ocular e emoção
Esta patente de rastreamento ocular do Google é destinada a anunciantes que querem saber (exatamente) quantos olhos veem seus anúncios e por quanto tempo. O que torna esta invenção especial, porém, é o que ela faz em seguida: observa a dilatação das suas pupilas para medir a sua resposta emocional a esses anúncios, e em seguida, armazena esse dado para uso futuro. O dispositivo deduz o estado emocional do usuário durante a exibição de anúncios e indica um possível estado emocional associado a um ou mais dos itens exibidos.
Ou seja, você pode até tentar dizer a seus amigos que aquele comercial no qual um urso polar divide uma Coca-Cola com outro urso polar não o emociona, mas o Google saberá a verdade.
2. Controle de audiência
Qual é o futuro da mídia? A ascensão do PC como TV? Ou corporações que monitoram o número preciso de pessoas assistindo a um programa, para que possam nos multar por exceder o acordo de licenciamento para número permitido de olhos encarando a telinha? Se for o último, a Microsoft tem patente.
“Sua TV lamenta informar que você tem muitos convidados para assistir a este filme” pode ser uma frase que você ouvirá em breve. A patente visa limitar quantos usuários podem assistir a algo, simultaneamente ou ao longo do tempo, bem como pode limitar as visualizações a idade do usuário ou qualquer variação ou combinação de dados, tudo ligado ao número de consumidores reais permitidos a visualizar o conteúdo.
Claro, antes, os consumidores poderão selecionar o conteúdo e a licença que desejam, para que não haja problemas. Eles terão que tolerar serem monitorados, no entanto, de modo que se o número de usuários licenciados for ultrapassado, medidas corretivas possam ser tomadas. Que medidas, pergunta você? Não seria tão surpreendente se a Microsoft patenteasse um aparelho televisivo capaz de lançar uma corrente elétrica para dar um choque (leve, é claro) nos usuários (somente os infratores) em breve também.
1. Controle de risada
Esta tecnologia de sensoriamento do riso foi patenteada pela Sony em 2011 para usar tanto em seu Playstation quanto em um controle remoto. O dispositivo não só sabe quando você está rindo, como também detém esses dados, para obter uma noção mais completa de como você se encaixa com os seus homólogos demográficos (ou seja, quão parecido você é com as pessoas que moram perto de você).
Neste caso, é a imagem que realmente vende o produto. Confira a concepção do artista acima, que foi incluída como parte da patente e, em seguida, pergunte a si mesmo: este não é o mais terrível de todos os futuros possíveis? [
io9]