sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DNA MASCULINO EM CÉREBROS FEMININOS

 


 
Pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson descobriram que até dois terços das mulheres carregam DNA masculino em seu cérebro.
Eles acreditam que o DNA é passado para as mulheres provavelmente durante a gravidez de filhos do sexo masculino. As consequências exatas dessa transferência de DNA do feto para a mãe ainda não estão claras, mas podem afetar tanto positiva quanto negativamente a saúde da mulher.
Esse é o primeiro estudo do seu tipo, mas pesquisas anteriores sobre microquimerismo – fenômeno no qual material genético e células originárias de outros indivíduos são acolhidos no organismo, como mães que mantêm células de seus filhos em seu corpo após o nascimento dos mesmos – já ligaram o fenômeno a doenças autoimunes e ao câncer, às vezes de forma positiva, como proteção contra a doença, às vezes negativa, como risco maior da doença.

O estudo

O principal autor do estudo foi William Chan, do Departamento de Bioquímica da Universidade de Alberta (Canadá), uma autoridade internacional em microquimerismo.
Ele e seus colegas examinaram amostras de autópsia do cérebro de 59 mulheres que morreram entre as idades de 32 e 101 anos. Microquimerismo masculino foi detectado em 63% das pacientes, distribuído em várias regiões do cérebro e potencialmente persistente ao longo da vida humana: a mulher mais velha na qual DNA fetal masculino foi detectado no cérebro tinha 94 anos.
26 mulheres não tinham nenhuma doença neurológica, e 33 tinham a doença (mal) de Alzheimer. Os cérebros de mulheres com
Alzheimer apresentaram uma prevalência inferior de microquimerismo masculino, que apareceu em concentrações mais baixas em regiões do cérebro mais afetadas pela doença.
Segundo Chan, essa é a primeira vez que microquimerismo masculino é documentado no cérebro humano feminino.
A descoberta apoia a probabilidade de que as células fetais frequentemente atravessam a barreira sangue-cérebro humano, e que microquimerismo no cérebro é relativamente comum.

Microquimerismo x doenças

Por causa do pequeno número de participantes e de históricos de gravidez desconhecidos, uma ligação entre Alzheimer e
nível de células de origem fetal masculina não pode ser estabelecida.
O estudo também não proporcionou qualquer outra associação entre microquimerismo masculino no cérebro feminino e saúde.
“Atualmente, o significado biológico de abrigar DNA masculino e células masculinas no cérebro humano requer uma investigação mais aprofundada”, disse Chan.
No entanto, outros estudos sobre o mesmo assunto têm revelado que o microquimerismo impacta o risco de uma mulher desenvolver alguns tipos de câncer e doenças autoimunes.
Em algumas condições, tais como câncer de mama, células de origem fetal masculina podem proteger as mulheres; em outras, tais como o câncer de cólon, as células têm sido associadas com o risco aumentado da doença.
O microquimerismo também já foi ligado a um menor risco de artrite reumatoide em mulheres que já deram à luz pelo menos uma vez.[MedicalXpress, Telegraph]

NAZISTAS COLETAM ESTÁTUA DE BUDA QUE VEIO DO ESPAÇO

 



 
Ler Buda, nazismo e espaço na mesma frase não faz sentido algum. Mas, apesar de parecer o roteiro de um filme muito ruim e surreal, a história é bastante verdadeira.
Pesquisadores descreveram a descoberta de uma estátua de Buda na revista Meteoritics & Planetary Science. Até aí, tudo bem. O que ela tem de interessante?
Aparentemente, o pesado objeto foi trazido da fronteira entre a Sibéria e a Mongólia para a Europa pelos nazistas. Também, aparentemente, a estátua foi esculpida a partir de um meteorito que caiu provavelmente há 10.000 anos na Terra.

O caminho da estátua

Em uma expedição ao Tibete entre 1938 e 1939, o zoólogo e etnologista Ernst Schäfer, enviado à região pelo partido nazista para encontrar as raízes (origens) arianas, trouxe o “homem de ferro” (apelido que os pesquisadores deram à estátua) à Alemanha.
Em seguida, o objeto passou para as mãos de um proprietário privado.
O “Buda do espaço” é de idade desconhecida. As melhores estimativas colocam o surgimento da estátua em algum momento entre os séculos VIII e X.
A escultura retrata um homem, provavelmente um deus budista, com as pernas dobradas, segurando algo na mão esquerda. Em seu peito há uma suástica budista, um símbolo de sorte comum na cultura oriental que decora muitas estátuas hindus e budistas, que mais tarde foi usado pelo partido nazista da Alemanha.
“Pode-se especular que o símbolo da suástica na estátua foi uma motivação potencial para trazer o artefato para a Alemanha”, disseram os pesquisadores.
A identidade do homem esculpido não é totalmente clara, mas os pesquisadores suspeitam que ele pode ser o deus budista
Vaisravana, também conhecido como Jambhala. Vaisravana é o deus da riqueza ou da guerra, muitas vezes retratado segurando um limão (símbolo de riqueza) ou saco de dinheiro na mão.
O homem de ferro tem um objeto não identificado em sua mão. A estátua tem cerca de 24 centímetros de altura e pesa cerca de 10,6 kg.

Meteorito e religião

O cientista da Universidade de Stuttgart (Alemanha) Elmar Bucher e seus colegas analisaram a estátua em 2007, quando o proprietário lhes permitiu levar cinco amostras minúsculas do objeto.
Em 2009, a equipe pode analisar amostras maiores do interior da estátua, que é menos propenso ao desgaste ou contaminação por manipulação humana do que o exterior.
Eles descobriram que a estátua foi esculpida a partir de uma classe rara de rochas espaciais, conhecida como meteoritos ataxite. Estes meteoritos são feitos principalmente de ferro e têm um nível elevado de níquel.
O maior exemplo conhecido desse tipo de rocha, o meteorito Hoba da Namíbia, pode pesar mais de 60 toneladas.
Uma análise química das amostras do homem de ferro revelou que ele vem de outro meteorito ataxite, o Chinga.
Essa rocha espacial caiu na Terra entre 10.000 e 20.000 anos atrás, perto da fronteira entre a Sibéria e Mongólia.
Conforme atingiu o solo, ele se fragmentou em diversos pedaços, e apenas dois mais pesados do que 10 kg eram conhecidos antes da nova análise. A estátua se tornou a terceira peça grande desse meteorito, com 10,6 kg.
Segundo Bucher, muitas culturas utilizavam meteoritos de ferro para fazer punhais e até joias.
Cientistas suspeitam que outros objetos venerados podem ter origens extraterrestres semelhantes, incluindo a Pedra Negra, em Meca, Arábia Saudita, mas é difícil verificar essas suposições porque os objetos nunca foram completamente analisados cientificamente.
Também, nenhum desses fragmentos de meteoritos foi supostamente esculpido por motivos religiosos. “Metais de meteoritos estão associados a uma série de culturas antigas. Há relatos de colares egípcios feitos com metal de meteoros, mas não há nenhuma evidência de que os egípcios tinham conhecimento de sua procedência extraterrestre”, explica Matthew Genge, do
Imperial College de Londres (Reino Unido).
Sendo assim, afirma Bucher, apesar da adoração ao meteorito ser comum entre culturas antigas, a escultura de Buda é única.
“A estátua do homem de ferro é o único exemplo conhecido de uma figura humana esculpida a partir de um meteorito, o que significa que nada pode ser comparado a ela para avaliar seu valor”, afirma.
Mas esse valor é alto, com certeza. “Apenas suas origens já valorizaram a estátua em US$ 20.000 (cerca de R$ 40 mil), no entanto, se a nossa estimativa da sua idade estiver correta e ela tiver quase mil anos de idade, seu valor pode ser inestimável”, opina Bucher.
E porque será que alguém resolveu esculpir tal estátua religiosa nesse material? Os especialistas acreditam que há uma boa chance dos povos antigos terem se maravilhado com o fenômeno de meteoritos caindo do céu.
“Não há nenhuma evidência definitiva de que povos antigos testemunharam e reverenciaram quedas de meteorito”, diz Genge. “No entanto, as chances são boas. Há tantas testemunhas de quedas modernas que os povos antigos também devem tê-las presenciado. E tais eventos especiais que devem ter atraído admiração e especulação”.[MSN, NewScientist, MedicalDaily]

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VEREADORES QUE SERÃO ELEITOS EM BLUMENAU 2013/2016.



Esta publicação de responsabilidade do autor do blog tem como único objetivo publicar palpite individual.
Não é uma pesquisa.
É meramente um palpite.





POR ORDEM ALFABÉTICA - SEM CITAR PARTIDOS/COLIGAÇÕES.




ADRIANO PEREIRA
BRAZ RONCÁGLIO
CÉLIO DIAS
DEUSDITH DE SOUZA JUNIOR
FÁBIO FIDLER
JEAN MANTAU
JEFERSON FOREST
JOÃOMARÇAL
GUSTAVO MACHADO
MARCO ANTÔNIO
MARCOS ROSA
MARIO ILDEMBRANDT
ROBSON SOARES
RUFINUS SEIBT
VANDERLEI OLIVEIRA







 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FOTOS INCRÍVEIS

20 Fotos incríveis que, acredite ou não, não são “fotoshopadas”


Você não vai acreditar, mas as imagens seguintes são 100% reais e não passaram pelo Photoshop. Curta só:
 
fotos sem photoshop
A caminhada de Dean Potter na em Taft Point, em Yosemite. [Mais]
fotos sem photoshop
Hummm! Delícia. [DA]
fotos sem photoshop
De acordo com o fotógrafo, a modelo estava pulando! [Flickr]
fotos sem photoshop
O lado esquerdo é um espelho e o lado direito é um vidro transparente! [Flickr]
fotos sem photoshop
Não fique nervoso, ele não está caindo! Em Victoria Falls, essa piscina de pedras é chamada de “Piscina do Diabo”. É possível nadar nela durante a época de estiagem do rio. [Flickr]
fotos sem photoshop
A torneira não está flutuando! Ela está presa por um tubo que fica no meio do fluxo, bombeando água para cima. [Geekologie]
fotos sem photoshop
Até parece fotoshopada, mas essa foto é real. Uma foto do prédio foi impressa em um tapume gigante que pendurado ao lado de fora do edifício para proteger os pedestres enquanto estava sendo reformado. [Flickr]
fotos sem photoshop
Esse super herói em cima do avião é conhecido como a “mosca humana”. Ele é um dublê conhecido por esses atos incríveis e completamente irresponsáveis. [Mojave]
fotos sem photoshop
A mula sem cabeça? Não, na verdade ele só está olhando para o outro lado. [Flickr]
fotos sem photoshop
A mosca skatista (apesar da foto não ser fotoshopada, lamentamos informar que a mosca está morta).
fotos sem photoshop
Desktop enganador. Truque velho, mas interessante.
fotos sem photoshop
Um zebralo- cruzamento entre uma zebra e um outro eqüino. O nome da menina na foto é Eclyse e é difícil acreditar que ela não é obra de fotoshop.
fotos sem photoshop
Essa foi fácil: Bastou ficar ao lado de uma mancha na calçada e tirar uma foto.
fotos sem photoshop
Esse é um dos truques mais velhos e chama-se “perspectiva forçada”. A moça está lá longe. Para certificar-se disso, veja como, apesar do homem apresentar uma sombra inclinada a moça em miniatura não tem sombra.
fotos sem photoshop
Ela também estava pulando. Parece uma peripécia um pouco perigosa apenas por uma foto, não?
fotos sem photoshop
Não são cavalos deitados, mas zebras em um ângulo reto.
fotos sem photoshop
A internet realmente chega em todo lugar. A segunda foto colocamos apenas para provar a primeira.
fotos sem photoshop
Dormindo no paraíso [Flickr]

PORQUE HA METANO EM MARTE?

Metano em Marte pode ser resultado de redemoinhos eletrificados


 
O metano encontrado em Marte sempre foi um mistério para os cientistas, por que ele é um gás que dura pouco tempo na atmosfera marciana e, para haver nuvens de metano como as que já foram detectadas desde 1999, a substância teria que estar sendo criada por algum processo. A fonte deste metano, seja geológica, seja biológica, não havia sido encontrada.
Agora, uma equipe de cientistas mexicanos, trabalhando sob a direção do professor Arturo Robledo-Martinez, da Universidad Autónoma Metropolitana, de Azcapotzalco, México, propõe, em um trabalho publicado no Geophysical Research Letters, que o metano é produzido pelos redemoinhos de poeira e tempestades de poeira do planeta.
Os redemoinhos, ou “dust devils“, são produzidos quando uma bolsa de ar quente junto a superfície consegue atravessar uma camada de ar frio. À medida que o ar quente sobe, ele gira pela conservação do movimento angular. Mais ar quente acorre à região do redemoinho, alimentando-o, o que faz com que os redemoinhos durem bastante tempo.
A eletrificação do redemoinho é resultado do atrito entre as partículas, um fenômeno conhecido como triboeletricidade. O campo elétrico resultante pode chegar a 10.000 volts por metro, mas é bastante variável.
Segundo simulações em laboratório, descargas elétricas sobre amostras de gelo em uma atmosfera semelhante à marciana produziram metano. Este processo criou três vezes mais metanos que um outro experimento, a fotólise usando laser ultra violeta.
As descargas seriam produzidas pela eletrificação dos redemoinhos e tempestades de poeira, e ionizariam o CO2 da atmosfera, além de moléculas de água, e a combinação dos elementos resultantes produziria metano.
Ainda não estão descartadas outras origens para o metano, mas como os redemoinhos se formam rapidamente em Marte, eles também poderiam produzir metano rapidamente, gerando nuvens de metano.
Entretanto, a hipótese dos redemoinhos gerando metano tem a seu favor o fato de que o metano tem sido detectado nas estações quentes, que produzem bastante redemoinhos, em regiões onde há bastante gelo subterrâneo.
Agora é ficar de olho nos redemoinhos marcianos para ver se realmente nuvens de metano surgem dos locais onde eles passaram.[PhysOrg]

É DOS CARECAS QUE ELAS GOSTAM MAIS??

Os grandes benefícios de ser careca



 
Homens carecas não precisam gastar dinheiro com cabelereiro, shampoo ou pente. Fora que é dos carecas que elas gostam mais. E os benefícios de não ter cabelo não param por aí. A revista Social Psychological and Personality Science, desenvolvida por pesquisadores que investigam comportamento e personalidade, fez um levantamento de estudos que mostram a relação entre (a falta de) cabelos e personalidade masculina.
Foram analisados três estudos que sugerem como a escolha de um homem em raspar a cabeça influencia a percepção deles pelas outras pessoas.
▪ Divórcio, bebidas e cigarro podem fazer você ficar careca
O primeiro estudo diz que homens com a cabeça raspada são classificados como mais dominantes que os cabeludos. Em uma segunda pesquisa, homens que tiveram seus cabelos digitalmente removidos foram classificados como mais dominantes, altos e fortes do que realmente eram. O terceiro estudo selecionado diz que homens que estão perdendo cabelo naturalmente melhoram sua relação com outras pessoas quando optam por raspar o cabelo completamente.
A maioria dos homens brasileiros ainda prefere a cabeça cheia de cabelos. Mas são vários os que optaram pelo cabelo raspado e fazem sucesso, como o lutador Anderson Silva e o nadador Xuxa. Mulheres, o que vocês acham de homens carecas? Homens, vocês teriam coragem de raspar o cabelo com máquina zero? Deixe seu comentário! [Discover Magazine/SPP]

AS MULHERES CONHECEM OS HOMEM? ALGUMAS INFORMAÇÕES!

10 estranhos fatos sobre o corpo masculino


Com o passar das décadas, alguns conceitos a respeito do organismo masculino ficaram tão estigmatizados que poucas pessoas ainda procuram pesquisá-los. Mas a medicina moderna sente uma necessidade renovada de descobrir mais a fundo alguns quesitos a respeito do homem: características curiosas podem ser encontradas nas facetas física e psicológica dos pais, filhos e maridos pelo mundo. Confira dez revelações pitorescas:
 
10 – Sêmen
Pouca gente pensa no sêmen como algo além do elixir da vida, mas a substância tem uma estrutura química muito interessante, composta do líquido seminal (os espermatozoides propriamente ditos) e o líquido prostático. Este é resultado da junção de fluídos de glândulas próximas à estrutura peniana.
A substância é responsável por criar um ambiente à base de frutose e gorduras, no qual os espermatozóides podem nadar, e controla a acidez dos resíduos de urina e da genitália antes de uma relação sexual, além de lubrificar a glande (cabeça do pênis) nestas ocasiões. Para melhorar a qualidade do esperma (tornando-o inclusive mais nutritivo), o homem deve ingerir alimentos ricos em ômega-3. O peixe é o carro-chefe deste cardápio.
Graças a uma cruel ironia da mãe natureza, algumas mulheres são alérgicas ao esperma. Na maioria das vezes, apresentam irritação vaginal como consequência do ato, mas em alguns casos chega a haver até risco de vida para a portadora da alergia.
9 – Hérnias

Muita gente sofre com variados e doloridos e tipos de hérnia, que nada mais são do que um deslocamento, uma protuberância involuntária de algum órgão. Os mais comuns, que atingem tanto homens quanto mulheres, ocorrem no fígado, estômago ou intestino, que incham subitamente como balões quando a pessoa faz algum esforço físico.
Uma das modalidades, no entanto, é 25 vezes mais comum no sexo masculino: a hérnia inguinal. Poucas aulas de saúde sexual da oitava série falam sobre o canal inguinal, uma estrutura de “cabos” que passa pela parede interior do abdômen e vai até os testículos ou o útero.
O tal canal, ao manifestar hérnia, se solta da estrutura que o prende e vai parar na virilha. O paciente sente um abaulamento (algo como sentir algo estranhamente frouxo dentro do corpo) na virilha, e sente dor ao fazer movimentos na região. Para corrigir, só com cirurgia.
8 – Músculo Cremáster
O saco escrotal do homem é biforme: quando ele não está envolvido em ato sexual e a temperatura é amena, em geral ele é relaxado, e os testículos ficam na clássica posição ˜dependurada˜. Quando faz frio ou se o homem está na iminência de uma relação carnal, ele tem a estranha sensação de que o conjunto se torna mais firme, os testículos ficando mais próximos um do outro. O responsável por esse “aglutinamento” dos testículos é um músculo pouco estudado nas aulas de anatomia: o cremáster, que reveste a estrutura escrotal.
7 – Prepúcio
Atualmente, a fama de pessoas que praticam a circuncisão recai sobre os judeus e muçulmanos, embora várias culturas tenham esse curioso hábito: quando nasce o menino, uma das primeiras coisas após o parto é a retirada da camada de pele que recobre a glande. Mas quais são, afinal, as diferenças entre um pênis com ou sem prepúcio?
Pouca gente sabe, mas os médicos concordam que homens não circuncidados têm maiores riscos de contrair HIV, devido a uma camada de células no prepúcio que é especialmente vulnerável à contaminação. A circuncisão, segundo os especialistas, ajuda a proteger os seus adeptos da Aids em cerca de 60%. Ponto para os que a fazem. Porém, há também a ideia de que pênis sem prepúcio são menos sensíveis. Ponto para os que não a fazem.
6 – História da circuncisão

Conforme dito no item anterior, a retirada da pele que reveste a glane não é exclusividade judaica e muçulmana. Os primeiros registros desta prática datam de 2.300 a.C., no Egito Antigo. Pinturas da época retratam cirurgiões operando a circuncisão em homens adultos, o que é menos comum atualmente.
Foi só no início do século XIX que a circuncisão passou a ser tratada como uma questão médica. Até a recente descoberta de que pode reduzir os riscos de Aids, era atribuído à circuncisão a capacidade de curar comportamentos antissociais e até a paralisia. Por outro lado, acreditava-se que a ausência de prepúcio era responsável pelo declínio da libido nos homens. Nada disso jamais foi comprovado.
5 – Lactação masculina
Se um homem tentar amamentar um bebê no peito, provavelmente vai produzir uma cena cômica e a criança certamente não será alimentada. Mas uma bizarra e pouca conhecida característica permite que os homens possam sim soltar leite pelos mamilos.
Isso foi percebido pela primeira vez em 1995, quando um médico americano reparou que pacientes de câncer tratados com estrogênio passavam por um processo hormonal que levava à produção de leite. O corpo masculino, conforme se descobriu, pode ter lactação se estiver sob efeito de medicamentos muito fortes, como tranquilizantes e remédios de tarja preta, ou em casos de extrema fome, quando o organismo faz uma tentativa desesperada de produzir algum material nutritivo.
4 – Flacidez x ereção
Estudos afirmam que o pênis ereto fica entre duas e três vezes maior, em comprimento e diâmetro, do que o membro flácido. Os médicos concordam, no entanto, que não há como determinar exatamente o quanto uma ereção representa em acréscimo de tamanho. Alguns menores se “agigantam” surpreendentemente antes do ato sexual, enquanto outros um pouco mais compridos não experimentam grande crescimento no estado ereto. A maneira mais próxima de determinar o comprimento de um pênis em riste, segundo os doutores, é esticá-lo ao máximo quando flácido.
3 – O “Ponto G” masculino
Nas mulheres, a busca pelo ponto corporal que proporciona o máximo prazer já mobilizou dezenas de estudos e estimulou a imaginação de milhões de namorados, maridos e amantes mundo afora. Mas será que o homem também teria em seu organismo um mecanismo equivalente?
Aparentemente, sim. E quebra um dos maiores tabus da sexualidade moderna: estudos recentes indicam que o Ponto G masculino está na próstata, justamente o alvo da temida inserção com a microcâmera que povoa os pesadelos de homens de meia idade. Cientistas têm sido levados a acreditar que uma estimulação correta na próstata pode proporcionar ao homem um orgasmo incrível e totalmente diferente do que é experimentado na ejaculação.
2 – Odores atrativos
Homem fedem mais do que as mulheres? Sim, fedem. Tanto no suor quanto na urina, o corpo masculino tem maiores taxas de androsterona, que é produzida no fígado a partir da quebra da testosterona e tem a função de passar informações sobre o corpo a partir da liberação de odores. Mas não se trata apenas de cheiros ruins. Conforme apontam estudos recentes, a androsterona desempenha papel na atração sexual a partir de cheiros convidativos às mulheres, de maneira semelhante ao que ocorre com algumas plantas.
1 – Gengivite

Tratar displicentemente seus dentes, deixando de passar o fio dental e escovando após cada refeição, já seria um problema grande o bastante se o único médico que você tivesse que visitar fosse o dentista. Mas os malefícios das doenças na gengiva podem influenciar outros males pelo corpo, conforme afirmam pesquisas recentes. Aparentemente, uma gengiva doente está relacionada a problemas no coração, diabetes, a temida artrite reumatoide e até disfunção erétil. Tais relações têm motivos diferentes, e ainda estão sendo investigadas. Independente do que descobrirem no futuro, contudo, é melhor você levantar agora e ir escovar os dentes. [Live Science 1 e 2]

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

APOSENTADORIA RURAL - INADMISSÍVEL PROVA EXCLUISVAMENTE TESTEMUNHAL.

TRF-1ª. Inadmissível prova exclusivamente testemunhal para concessão de aposentadoria por idade

12 de setembro de 2012
‘Ainda que as testemunhas ouvidas atestem a qualidade de trabalhador rural, o benefício não pode ser concedido por encontrar óbice nas súmulas 149 do STJ e 27 do TRF da 1.ª Região, que não admitem a prova meramente testemunhal para concessão de aposentadoria por idade rural’, estabeleceu a 1.ª Turma do TRF/ 1.ª Região ao negar provimento à apelação de trabalhador rural.
Após sentença que determinou a improcedência do pedido, o apelante se voltou a este tribunal alegando preencher os requisitos para obtenção de aposentadoria rural.
De acordo com o relator, desembargador federal Néviton Guedes, para ter concedida a aposentadoria rural por idade é preciso, primeiramente, que o trabalhador tenha idade superior a 60 anos e comprove o exercício da atividade rural, mesmo que descontínua, “no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, em número de meses idêntico à carência do referido benefício (art. 48, § 2.º, c/c 143, da Lei 8.213/91)”.
No entanto, embora o apelante tenha juntado aos autos carteira de trabalho com anotação da condição de rurícola, o INSS apresentou Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde consta vínculo urbano do mesmo trabalhador por longo período.
O magistrado lembrou que o art. 39, I, da Lei n.º 8.213/91 ainda estabelece: “O benefício da aposentadoria por idade é concedido mediante a comprovação da condição de trabalhador rural, ou de produtor rural em regime de economia familiar, por prova material plena ou por prova testemunhal baseada em início de prova documental”, no entanto, conforme, explica, a prova deve ser robusta, o que não ocorre no caso.
Logo, não tendo sido comprovada a qualidade de trabalhador rural “por início de prova material corroborada por prova testemunhal”, o relator concluiu que o apelante não tem direito ao benefício.
A decisão foi unânime.
Processo: 0051686-31.2011.4.01.9199

O SOL VAI EXPLODIR?

 


 
Quem olha daqui da Terra dificilmente imagina o que acontece na superfície do sol: toneladas de partículas superaquecidas são lançadas ao espaço a velocidades impressionantes. Eventos como esse, chamados de ejeções de massa coronal (EMC) ou erupções solares, fazem com que a gente se sinta grato por estar 150 milhões de quilômetros de distância do Astro Rei.
Abaixo, você confere uma filmagem de uma EMC feita pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA. Essa emissão, por sinal, não foi direcionada diretamente para a Terra, mas causou uma interferência na magnetosfera do nosso planeta e provocou auroras polares na noite do dia 3 de setembro.[PopSci, Foto]

terça-feira, 11 de setembro de 2012

COMO BEBER MENOS!

 



 
Segundo um novo estudo da Universidade Bristol (Reino Unido), a forma do copo pode influenciar o quão rápido você toma uma bebida alcoólica (e consequentemente, o quanto você toma).
O estudo foi divido em duas partes. Na primeira, os participantes foram convidados a beber cerveja em um copo reto, ou com uma curva (como os copos de chope, que são mais finos embaixo e vêm curvando para cima).
Os participantes levaram quase o dobro do tempo para terminar de beber do copo reto, em comparação com o copo curvo. Não houve diferenças no tempo quando a bebida não era alcoólica.
Na outra experiência, os participantes fizeram uma tarefa no computador em que tinham de observar dois copos contendo volumes variáveis de líquido, e dizer qual estava mais cheio, ou mais vazio, que a metade. As pessoas cometeram erros maiores no julgamento do ponto médio do copo curvo.
Os participantes que erraram mais nesses julgamentos também eram mais propensos a beber bem mais rápido do copo curvo.
Sendo assim, os pesquisadores acreditam que as pessoas bebem mais rapidamente de copos curvos porque é mais difícil avaliar com precisão o ponto médio destes copos. Como resultado, os consumidores podem ser menos capazes de medir o quanto eles já consumiram.
“As pessoas muitas vezes falam de ir devagar quando se bebe álcool como um meio de controlar os níveis de embriaguez, e eu acho que o ponto importante a tirar de nossa pesquisa é que a capacidade de ritmo efetivamente pode ser comprometida quando se bebe de certos tipos de copos”, disse a pesquisadora Angela Attwood.
Ou seja: tome cuidado quando for beber de um copo que não seja reto. Você pode achar que está bebendo menos do que realmente está, e o resultado disso você só descobre na manhã seguinte.[TodayHealth, FoxNews]

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Comida orgânica é mais nutritiva do que a convencional: mito ou realidade?

 



O fato de serem cultivados sem o uso de agrotóxicos ou de fertilizantes artificiais é um dos principais motivos que levam à compra de alimentos orgânicos. Contudo, há quem consuma esses produtos por acreditar que eles são mais nutritivos e menos suscetíveis a contaminação do que os convencionais. Será que essas vantagens todas são verdadeiras?
Para investigar essa crença, um grupo de pesquisadores analisou dados de mais de 200 estudos que comparavam os níveis de nutrientes e de contaminação em alimentos orgânicos e convencionais – incluindo frutas, grãos, vegetais e carnes. Resultado: não foram encontradas grandes diferenças entre os dois tipos de produtos.
Tanto alimentos orgânicos como convencionais apresentaram níveis similares (7% e 6% das amostras, respectivamente) de contaminação pela bactéria E. coli, por exemplo. No caso de carne de frango, 35% das amostras “orgânicas” (vindas de animais que foram criados sem uso rotineiro de antibióticos ou hormônios de crescimento) estavam contaminadas pela bactéria Salmonella, o que foi observado em 34% das demais amostras. No que diz respeito a valor nutricional, também não foram encontradas diferenças significativas.
Em dois outros quesitos, porém, os orgânicos levaram vantagem: presença de resíduos de pesticida e contaminação por bactérias resistentes a antibióticos. Naturalmente, poucas amostras (7%) dos alimentos orgânicos continham resíduos de pesticida, encontrados em 38% dos alimentos convencionais. Em relação ao segundo quesito, as amostras de carne de porco e frango vindas de animais criados pelos meios convencionais tinham 33% mais chances de conter bactérias resistentes a antibióticos.

Polêmicas à mesa

O uso rotineiro de antibióticos entre humanos pode, comprovadamente, abrir espaço para a proliferação de bactérias mais resistentes e, portanto, infecções mais graves. Contudo, os efeitos do consumo de carne de animais criados com uso constante de antibióticos sobre a saúde humana ainda não são claros.
Outro ponto controverso é a existência (ou não) de níveis seguros de pesticidas em alimentos consumidos. “Nós encontramos muito poucos estudos que comparavam a saúde de populações humanas que consumiam grande quantidade de orgânicos e de populações com dietas convencionais, por isso é difícil interpretar o significado clínico dos resultados”, explica a pesquisadora Crystal Smith-Spangler, da Escola de Medicina de Stanford (EUA). A grande variedade de métodos de cultivo de alimentos ou criação de animais analisados nos estudos também dificultou a interpretação dos dados.
Futuramente, disse Smith-Spangler, serão investigados os possíveis benefícios de uma exposição menor a pesticidas, em especial para grávidas e crianças.[Live Science]

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SONHOS!! É POSSÍVEL SER MANIPULADO????

Neurocientistas conseguem manipular os sonhos de ratos. Humanos serão os próximos?



 
Quantas vezes acordamos no meio da noite assustados com um pesadelo ou incomodados com o desfecho de um sonho? Não seria bom se pudéssemos controlar o que se passa em nossas mentes durante o sono? Bom, uma equipe de pesquisadores do Instituto Picower de Aprendizado e Memória, ligado ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA) conseguiu fazer algo parecido – com ratos.
No estudo, o grupo usou como base a maneira como o hipocampo (estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro) processa experiências e as transforma em memórias. Durante o sono, ele “repassa” parte das situações que vivenciamos ao longo do dia. Seria possível influenciar de alguma maneira esse “replay”?
Para testar a ideia, os pesquisadores treinaram um grupo de ratos para percorrer um labirinto enquanto ouviam determinadas faixas de áudio. Havia dois tipos de som, e os ratos logo aprenderam qual a utilidade deles: um indicava que havia comida no lado esquerdo do labirinto; outro, que a recompensa estava do lado direito. Durante as atividades, os cientistas monitoraram e gravaram as atividades neurais dos ratos.
Depois, enquanto os animais estavam dormindo, a equipe fez mais gravações. Comparando as ondas, o neurocientista Matt Wilson, líder do grupo, confirmou que os ratos estavam sonhando com a exploração do labirinto.

Engenharia dos sonhos

Até aqui, nenhuma grande surpresa. O “pulo do gato” (ou do rato, com o perdão do trocadilho) veio quando os cientistas colocaram as faixas de áudio para tocar enquanto as cobaias dormiam. Analisando as atividades cerebrais, eles perceberam que os ratos passaram a sonhar com as áreas do labirinto associadas à música que estava tocando. Com esse experimento, Wilson e seus colegas demonstraram que era possível manipular o conteúdo dos sonhos das cobaias reativando determinadas memórias durante o sono – nesse caso, usando sons.
Com esse resultado, os pesquisadores acreditam que, futuramente, poderemos ter um controle maior sobre o conteúdo dos nossos sonhos e o processo de consolidação da memória – chegando, talvez, ao ponto de reforçar, bloquear ou mesmo modificar memórias (não exatamente no estilo “O Vingador do Futuro”, mas ainda assim impressionante). Wilson também pretende investigar como esse tipo de “manipulação cognitiva” pode ser usado para aprimorar terapias comportamentais e técnicas de aprendizado.
Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature Neuroscience.[io9] [Nature]